A nova economia digital baseada no poder de Cloud

13 de Abril de 2012 Por SAP Blogs 0

Primeiro foi o PC, mas agora Cloud se converteu no principal motor de transformação de muitos dos princípios que regem a atividade comercial, afetando áreas tão diversas como a produção, o comércio, a força de trabalho nas empresas e a distribuição de informação.

O surgimento das novas tecnologias da comunicação baseadas nos benefícios de Cloud transformaram a maneira como as empresas operam e administram seus negócios. As possibilidades que outorgam Cloud são a confirmação da “revolução digital”, um fenômeno que foca a inovação e o desenvolvimento sustentável.

Neste contexto, há 4 áreas das empresas com amplas possibilidades de desenvolvimento com o objetivo de simplificar operações, aumentar a inovação e maximizar o retorno do investimento: produção, vendas, comunicação e gestão da informação.

Produção: o velho esquema industrial dizia que um encarregado ou supervisor de produção devia estar constantemente dentro da empresa  para poder realizar seu trabalho de forma eficiente. As aplicações Cloud permitem acesso de forma remota, de qualquer dispositivo e controle da produção em qualquer momento e lugar. Esta liberdade de trabalho permite que os responsáveis pela produção possam monitorar o desempenho dos colaboradores dentre muitos outros benefícios.

Vendas: neste caso, o comércio eletrônico é o principal veículo de aceleração das possibilidades de desenvolvimento das empresas e da criação de novas oportunidades para comercializar seus produtos. Algumas das oportunidades o comércio eletrônico gera são o acesso a novos mercados internacionais, a redução de custos de marketing e o contato direto com  os consumidores. E o incrível desafio de poder operar um negócio as 24 horas do dia, 365 dias por ano.

Comunicação: além de globalizar a comunicação de uma empresa com seu público externo, a comunicação interna se vê fortemente beneficiada pelas possibilidades que  Cloud oferece. Existem várias aplicações e soluções que ajudam os diferentes membros de uma empresa a estarem mais e melhor conectados, sem importar a distância e diferenças horárias que os separem. Ao otimizar os processos de comunicação, uma empresa não perde dinheiro nem horas produtivas de seus empregados.

Gestão da Informação: alinhado aos benefícios anteriores, a migração da informação para Cloud implica em uma mudança de paradigma no gerenciamento de dados das empresas. A redução de custos e o acesso à informação em qualquer momento são parte dos benefícios implícitos, mas também carrega uma grande responsabilidade para os CIOs no momento de saber como normatizar e administrar esta informação entre os diferentes colaboradores e departamentos de uma organização.

 

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta