FGV destaca SAP como líder no mercado de Inteligência Analítica no Brasil

18 de Abril de 2012 Por SAP Notícias Brasil 0

 
Segundo a entidade de ensino, que reúne softwares de Business Intelligence e CRM em uma nova categoria analisada em seu estudo anual do mercado de TI, as soluções da SAP estão presentes em 20% das empresas usuárias da tecnologia no país e em 30% das grandes companhias

São Paulo, Brasil – Estudo publicado hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre o uso de TI no Brasil, intitulado Tecnologia de Informação nas Empresas: Panorama e Indicadores, destaca a SAP como líder de mercado em Inteligência Analítica no país. A categoria, que reúne os sistemas de Business Intelligence e CRM, é considerada no estudo a camada de software empresarial mais estratégica dos negócios e mostra que a SAP detém 20% do mercado geral, contabilizando todas as organizações usuárias de softwares analíticos, e 30% quando consideradas apenas as grandes empresas, categorizadas como companhias com mais de 600 teclados.

“Os resultados do estudo promovido pela FGV comprovam que a decisão estratégica da SAP de ir muito além do ERP, feita há alguns anos, já traz resultados excelentes. No Brasil, cerca de 60% de nossas vendas no ano de 2011 foram de soluções de inteligência analítica, mobilidade e aplicações setoriais específicas, com ênfase em seguro, varejo e energia”, afirma Luís César Verdi, presidente da SAP Brasil. “Para enfrentar o presente cenário macroeconômico, as soluções analíticas são peça fundamental para companhias que querem crescer consistentemente e gerar oportunidades diferenciadas de receita e inovação.”

Os softwares de Inteligência Analítica têm hoje uma participação relevante nos ambientes de TI das empresas, uma vez que são responsáveis pela extração das informações provenientes dos sistemas de gestão e de outros sistemas, e geram dados relevantes para os negócios. Com o fenômeno Big Data e a crescente produção de dados estruturados e não-estruturados pelas companhias, se faz cada vez mais necessária uma solução que consiga prover conteúdo relevante para embasar a tomada de decisões de negócios de forma rápida e consistente.

Além disso, se integradas a uma solução de computação em memória, como o SAP HANA, os sistemas analíticos podem ser usados de forma ainda mais estratégica, gerando dados em tempo real e retornos mais rápidos para as empresas. Por meio do grande investimento em inovação e tecnologia da SAP, os sistemas de Business Intelligence e as informações por ele geradas podem inclusive ser acessados via dispositivos móveis, o que garante realmente informações imediatas na palma da mão.

“Estamos assistindo a uma explosão dos dados em volume, velocidade, variedade e complexidade. A qualidade dos dados é o pré-requisito mais fundamental para qualquer aplicação de Inteligência Analítica/Business Intelligence. O cenário atual e sua dinâmica direcionam para uma necessidade de encurtar o tempo entre a geração de informação e a tomada de decisão”, reforça Fernando Meirelles, professor da FGV no estudo. Ele ainda acrescenta: “Nas empresas, 20% dos processos são rotineiros e estruturados e os 80% restantes não estão ainda nos sistemas de informação e são pouco ou não estruturados. Assim, só exploramos a ponta do iceberg com os sistemas tradicionais. Contudo, as grandes oportunidades de diferenciação e inovação estão nessa região inexplorada dos sistemas.”

 

Sobre a SAP

Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 183 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da Sybase) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.  

 

Informações para a imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil

Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353

Olívia Nercessian, onercessian@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0423

Raquel Arruda, rarruda@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354 

 

SAP do Brasil

Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138

Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

 
 
 
 

Baixar Versão PDF

Tags: ,

Deixe uma resposta