As novas tecnologias potencializaram a importância do controle e a gestão de informação de uma empresa. E como o gerenciamento de dados transcende todas as indústrias e setores, é importante repassar um famoso e tradicional conceito, os 3 V da informação.
Volume: é o tamanho da nossa base de dados e informação e descreve a capacidade de processamento de uma empresa. Toda organização requer tecnologias que permitam armazenar grandes volumes de dados e, além disso, possibilitar o acesso e consulta de um jeito ágil. Muitas boas decisões que se tomam dentro de uma empresa têm como base um grande volume de informação.
Velocidade: é a frequência com a que os dados se geram, se capturam e se compartilham. O conceito de velocidade se viu altamente afetado devido ao crescimento de aplicações acessíveis em dispositivos móveis e em Cloud, criando o novo paradigma do tempo real. As empresas devem adquirir novas soluções e novos processos para fazer frente às demandas que geram estas tendências.
Variedade: múltiplas localidades, diferentes dispositivos, a proliferação das redes sociais…as fontes de informação de um negócio se ampliaram nos últimos anos e o gerenciamento de informação se torna mais complexo e demandante. O grande desafio consiste em poder organizar e registrar toda a informação que entra e sai de uma empresa, sem perder capacidade de análise nem objetividade no momento de comparar as diversas fontes.
Mas, atualmente, as novas exigências empresariais demandaram a existência de mais2 V , agregando-se aos três já mencionados:
Viscosidade: Mede a resistência de uma empresa em converter os dados em conhecimento. Esta resistência pode vir da própria fonte de dados ou dos usuários que recebam toda a informação.
Viralização: É a rapidez com que a informação se dispersa de pessoa para pessoa (P2P). O tempo e a velocidade de propagação são fatores determinantes para as decisões em tempo real.
Quantos Vs tem as informações de sua empresa?