SAP divulga relatório trimestral de sustentabilidade

7 de Maio de 2012 Por SAP Notícias Brasil 0

Com redução das emissões de carbono e consumo de energia, empresa busca ter relatório em 2020 com os mesmos índices do ano 2000. A empresa hoje ocupa a 27ª posição no ranking das 100 Empresas Globais mais Sustentáveis

São Paulo, Brasil – A SAP divulgou seu relatório trimestral sobre sustentabilidade, que inclui todas as atividades desenvolvidas pela empresa nessa área durante o primeiro trimestre de 2012. Para materializar sua visão de fazer o mundo trabalhar melhor e ter melhor qualidade de vida, a SAP continua oferecendo soluções inovadoras para os clientes, aperfeiçoando suas operações internas e investindo nas sociedades em que atua.

Já disponível no site www.sapsustainabilityreport.com, a versão mais recente do relatório apresenta as inovações realizadas pela SAP nas áreas de software de gestão de energia e operações sustentáveis, sua própria transformação em uma empresa mais sustentável e sua estratégia bem-sucedida de investimento social. Recentemente, a SAP ganhou o prêmio PR News CSR 2012, por conta dos avanços incluídos no seu Relatório de Sustentabilidade de 2010, e os prêmios JustMeans Social Innovation Awards, nas categorias Melhor Relatório Integrado e Maior Participação dos Diferentes Grupos da Empresa.

Durante o primeiro trimestre de 2012, os esforços da SAP no setor valeram à companhia a inclusão entre as 100 Empresas Globais Mais Sustentáveis (subindo da 94ª colocação para a 27ª) e no “FTSE4Good Index”. Também ganhou um dos prêmios Liderança Climática 2012, em sua versão inaugural. Proposto pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), o prêmio presta reconhecimento à liderança empresarial, organizacional e individual em todas as iniciativas associadas a alterações climáticas e a redução da poluição causada pelas emissões de carbono. No caso da SAP, foram premiadas as estratégias de redução do consumo de energia e das emissões de carbono, que diminuíram os valores relatados por sua cadeia de suprimentos e sua rede de operações internas, e o desenvolvimento de um avançado software que permite aos clientes reduzir o consumo de energia e criar operações sustentáveis.

Como parte do seu compromisso de longo prazo, a SAP divulga trimestralmente um seleto conjunto de indicadores de desempenho que promovem melhores resultados em áreas diferentes das financeiras, incluindo:

  • Desenvolvimento de uma força de trabalho diversificada, que visa aumentar o número de mulheres com acesso a posições de liderança. No final do primeiro trimestre de 2012, a empresa empregava 18,8% de mulheres em cargos administrativos, 0,9 ponto percentual acima do nível relatado no final de março de 2011. O objetivo de longo prazo é aumentar em 25% a cota de executivas entre hoje e 2017. Além disso, pretende-se manter uma forte ênfase em recrutamento, retenção, promoção e aconselhamento a mulheres, em diferentes escalas hierárquicas
  • Atividades de atração e retenção de talentos, com o objetivo de garantir sucesso de longo prazo. No primeiro trimestre de 2012, a taxa de retenção de funcionários foi de 93%, idêntica ao mesmo período do ano anterior
  • Emissões de gases de efeito estufa (GHG, na sigla em inglês) – Totalizaram 145 quilotoneladas, um aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2011. O aumento é atribuível, pelo menos em parte, ao aumento de 45% nos voos aéreos das equipes, ao aumento de 7% nas emissões dos automóveis corporativos e outra parcela em emissões relatadas pelos funcionários. Além disso, o número de carros que compõem a frota da empresa aumentou 4%. As emissões geradas pelas instalações da empresa mantiveram-se estáveis, mesmo com a força de trabalho crescendo. Foram fixadas diversas medidas para elevar o nível de eficiência no consumo de energia e nas emissões de carbono, para compensar o aumento.

“A SAP persevera em seus esforços para implementar uma estratégia dupla com o intuito de alcançar seus ambiciosos objetivos de redução das emissões, que contempla a produção de apenas 480 quilotoneladas durante este ano”, disse Peter Graf, diretor de sustentabilidade SAP. “Por um lado, estamos implementando medidas que promovam maior eficácia em nossas instalações físicas, datacenters e frota de automóveis corporativos, adquirindo mais variedades de energia renovável. De outro lado, estamos promovendo uma relação mais direta com os funcionários para promover um melhor desempenho geral na gestão eficiente da energia. Graças a esses esforços combinados, estamos no caminho certo para alcançar nosso objetivo de reduzir as emissões da empresa até que nosso relatório de 2020 se equipare ao do ano 2000.”

Sobre a SAP

Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 190 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da Sybase) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.  

 

Informações para a imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil

Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353

Olívia Nercessian, onercessian@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0423

Raquel Arruda, rarruda@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354


SAP do Brasil

Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138

Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

 
 
 
 

Baixar Versão PDF

Tags: ,

Deixe uma resposta