SAP amplia plataforma de dados em tempo real com recursos “Big Data”

18 de Maio de 2012 Por SAP Notícias Brasil 0

Empresa cria um conselho formado por start-ups, fornecedores de hardware e software e prestadores de serviços para desenvolver soluções que exploram a plataforma SAP HANA e o Haddop

Orlando, EUA — A SAP desenvolveu iniciativas para garantir a compatibilidade e integração avançadas com ambientes Hadoop. Entre as novidades, está a criação de um conselho formado por parceiros “Big Data”, que tem por objetivo inovar em conjunto para produzir soluções, revelando casos de uso e arquiteturas que exploram a plataforma de dados em tempo real da SAP e o Hadoop. O conselho vai contar com uma seção mista de empresas, incluindo startups, fornecedores de hardware, fornecedores de software e organizações prestadoras de serviços de tecnologia que vão colaborar com a SAP em determinados projetos no SAP Co-Innovation Lab.

A pedra fundamental dessa estratégia é construir uma forte integração com o ecossistema Hadoop, começando pela Cloudera, principal fornecedor de software de gerenciamento de dados Hadoop, serviços e treinamento para empresas. Inovando em conjunto com a Cloudera, a SAP planeja permitir que os clientes sigam além da análise de negócios e entre no mundo da próxima geração de aplicações que inova usando os dados e abre portas para inúmeras novas possibilidades.

“Estamos muito animados em trabalhar com a SAP para fornecer aos clientes visões em tempo real a partir dos seus ambientes Hadoop usando nossas soluções complementares”, disse Mike Olson, cofundador e CEO da Cloudera. “A plataforma de dados em tempo real da SAP, combinada com a Cloudera Hadoop Distribution, vai oferecer incomparáveis recursos na próxima geração de aplicações ‘Big Data’ e de análise para as empresas.”

Novos recursos de integração

Esses recursos de integração “Big Data” estão previstos para o SAP Data Services e o software SAP Information Steward, com o lançamento do Service Pack 4 para a plataforma SAP HANA. A SAP também demonstrou resultados de negócios entre clientes, que foram possíveis em função de implementações de “Big Data” baseadas na plataforma de dados em tempo real da SAP. O anúncio foi feito durante o SAPPHIRE® NOW, realizado em Orlando, na Flórida, de 14 a 16 de maio de 2012
A plataforma de dados em tempo real da SAP, baseada na plataforma SAP HANA, inclui recursos de gerenciamento de dados do SAP Sybase IQ, SAP Sybase ESP, SAP Sybase ASE e SAP Enterprise Information Management. Ela libera o valor do “Big Data” para os negócios, fornecendo apoio para decisões em tempo real, com excelentes recursos para captar, armazenar e processar grandes dados em tempo real.

“Grandes Inovações como o SAP HANA ajudam nossos clientes a ter acesso e fornecer informações em velocidades sem precedentes — até 100.000 vezes mais rápido do que antes — e os capacitam com maneiras fundamentalmente novas de conduzir seus negócios e trabalhar bem com o ‘Big Data'”, afirma Steve Lucas, vice-presidente executivo global e gerente geral de Banco de Dados & Plataforma Tecnológica da SAP. “A plataforma de dados em tempo real da SAP fornece uma cadeia de valor para as informações que descobre e explora os dados certos no momento certo, movendo-os entre o SAP HANA, SAP Sybase IQ e sistemas de arquivos Hadoop.”

Cliente apresenta resultados do “Big Data” potencializados pela SAP HANA

A MITSUI KNOWLEDGE INDUSTRY analisa genomas para pesquisa e tratamento do câncer. Por meio da construção de uma cadeia de valor para as informações que usa SAP HANA com R, uma linguagem de programação de código aberto, um ambiente de software para computação estatística e gráficos para análise em tempo real, e o Hadoop para pré-processamento das sequências de DNA, a empresa encontrou uma maneira de reduzir o tempo de análise do genoma de vários dias para apenas 20 minutos.

“Ir de um processo que demora dias para outro que demora minutos transforma radicalmente nosso relacionamento com os clientes”, destaca Yukihisa Kato, CTO e diretor da MITSUI KNOWLEDGE INDUSTRY. “Usar a plataforma de dados em tempo real da SAP com o SAP HANA em seu núcleo será crucial para nosso processamento de DNA ir adiante e para o futuro crescimento dos negócios.”

Soluções da SAP para gerenciamento de informações corporativas para dar acesso a todas as fontes “Big DATA”

A SAP vê os SAP Data Services e o SAP Information Steward como a primeira e única solução unificada do mercado para qualidade e integração de dados, processamento de dados de texto, classificação de dados e gerenciamento de metadados. A companhia tem como objetivo permitir que os usuários liberem todo o potencial do “Big Data” para os negócios, facilitando a integração e a síntese das informações nas aplicações SAP e não SAP usadas pelas empresas. Os SAP Data Services e o SAP Information Steward destinam-se a fornecer aos usuários das áreas de negócios e de TI uma solução abrangente e intuitiva para gerenciamento de informações com melhorias planejadas que incluem:

  • Integração com Hadoop: Ler de e carregar para Hive e Hadoop Distributed File System (HDFS), atualização e carregamento rápidos de lotes para SAP HANA, servidor SAP Sybase IQ e qualquer outro armazenamento de dados, resultando em um desempenho mais alto
  • Processamento de dados de texto: Estender o modo de visualização de dados para analisar as fontes de dados, realizando análise linguística e extraindo conteúdo relevante de arquivos, logs da Web e mídias sociais.
  • Dados confiáveis e fidedignos: Ajuda usuários a entender, avaliar e elevar a qualidade dos dados, integrando indicadores de qualidade dos dados diretamente nas aplicações corporativas e de Business Intelligence (BI), para que os usuários possam determinar imediatamente a precisão dos dados e, se necessário, tomar ações corretivas.

“Nosso objetivo é ajudar as organizações a acessar, desenvolver e governar cadeias de valor de informações em todas as fontes de dados”, disse Lucas. “Com nossas soluções de gerenciamento de informações corporativas, os clientes terão a capacidade de facilmente compreender e acessar qualquer fonte de dados — seja de uma aplicação SAP, personalizada ou de parceiros, banco de dados corporativos ou novas fontes de dados como o Hadoop —, para que possam agora gerenciar melhor as informações por toda a organização.”

 

Sobre a SAP

Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 190 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da Sybase) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.  

 

Informações para a imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil

Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353

Olívia Nercessian, onercessian@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0423

Raquel Arruda, rarruda@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354 

 

SAP do Brasil

Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138

Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

 
 
 
 
 
 
 

Baixar Versão PDF 

Tags: ,

Deixe uma resposta