Soccer team in a huddle

Máquina do tempo: A nuvem em 2020

21 de Junho de 2012 Por SAP Blogs 0

“Se pensarmos em 2020, provavelmente as companhias exitosas não tenham CEO, nem escritórios centrais, nem departamento de IT. Seu recurso mais valioso será sua conexão a um ecossistema.”

James Bellini um controverso futurólogo que se dedica a analisar a tecnologia atual e como funcionará no futuro, considera que em poucos anos, cloud computing (ou computação em nuvem) será a única opção.

Phil Robinson, chefe de IT na Iris Software, explica: “Estamos nos movendo na nuvem porque é um melhor modelo em termos econômicos. Alguém mais está fazendo funcionar os sistemas por mim, não tenho que me preocupar com isso e posso me concentrar em passar mais tempo com meus clientes.” Robinson destaca a velocidade e os custos baixos como benefícios principais da nuvem. A isso se deve acrescentar a disponibilidade constante da informação, a capacidade de eliminar todo o tipo de fronteiras e a segurança que oferece às empresas.

Embora a previsão de Bellini possa parecer exagerada, os excelentes resultados das empresas que já trabalham com cloud computing marcam tendência. O que faz com que cada vez mais companhias façam parte dessa tecnologia. Todo o adiantamento técnico acaba sendo essencial nas companhias que pretendem se manter competitivas. Se consolida como tecnologia, se reforça na segurança e o usam tanto grandes como pequenas empresas. Incluso os governos já consideram esta opção.

Ainda que seja possivelmente um exagero pensar que a nuvem seja a única opção no futuro, não é tão exagerado pensar que será a melhor.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta