O melhor do SAP Techology Innovation Forum 2012

25 de Junho de 2012 Por SAP Blogs 0

Quando o genoma humano foi decodificado há quase uma década, três bilhões de dólares foram gastos durante os dez anos do projeto. Hoje isso pode ser feito em apenas um dia, ao custo de mil dólares.

Assim como na medicina, no mundo dos negócios a tecnologia avança rapidamente, garantindo acesso a uma enorme variedade de recursos, independentemente do tamanho da sua empresa – ou dos seus sonhos.

O SAP Techology Innovation Forum 2012 apresentou, no último dia 19, algumas das mais modernas soluções em Tecnologia da Informação do seu portfólio, para trazer velocidade, simplicidade e agilidade ao seu negócio.

Dentre as novidades apresentadas, o destaque foi a plataforma SAP HANA®, cuja tecnologia de computação in-memory permite analisar grandes volumes de dados, de praticamente qualquer fonte, em tempo real. Isso significa dar utilidade prática à gigantesca quantidade de informação gerada por interações com clientes, fornecedores, redes sociais e quaisquer outras fontes relevantes. Aliás, num ambiente assim, qualquer fonte pode tornar-se relevante.

Um grande varejista americano, por exemplo, processa 2,5 petabytes de dados por hora. À primeira vista parece uma quantidade intratável de bits e bytes mas, com as aplicações corretas, é possível obter um retrato fiel dos padrões de consumo de regiões, micromercados, filiais, horários e até mesmo de clientes individuais. Informações estas, que permitir-lhe-ão responder questões como:

O que aconteceu? Como e por que aconteceu?

O que está acontecendo agora? Qual o risco de isto acontecer/não acontecer?

O que acontecerá? Como posso prevenir/garantir que isto aconteça?

Passado, presente e futuro ao seu alcance, com os dados que você já tem. Informações que, segundo a McKinsey, podem melhorar suas margens de lucro em até 60%.

Ainda assim, em muitas empresas as bases de dados estão espalhadas, como silos em cada departamento. Sistemas híbridos são a realidade na maioria das empresas, aumentando o desafio da integração.

E quanto mais a empresa cresce, interna ou externamente, mais perde em flexibilidade e eficiência – o que se reflete diretamente nos custos de operação e, consequentemente, margens de lucro. Um cenário ideal para a computação em nuvem, em plataformas de fácil integração e grande escalabilidade, mantendo o ritmo de crescimento saudável e rentável.

E já que sistemas híbridos parecem ser uma tendência, com diversas plataformas, linguagens e bancos de dados se misturando, como navegar em meio a tanta disparidade? Que tal uma ferramenta com uma interface intuitiva e, ao mesmo tempo, robusta e estável? Que tal construir um aplicativo para smartphones, interagindo diretamente com seu ERP, em questão de dias? Conheça, no próximo texto, o NetWeaver Gateway.

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta