Soccer team in a huddle

Para mau tempo, bom CRM!

12 de Julho de 2012 Por SAP Blogs 0

Toda crise é uma oportunidade. Por isso, quando uma economia está em recesso é fundamental trabalhar de forma inteligente. Se os recursos são escassos e o consumo também, se deve buscar as melhores estratégias possíveis para transformar os maus momentos em situações positivas.

Uma boa gestão das relações com os clientes (CRM) é a estratégia ideal para vencer a crise. Um artigo publicado na Inside CRM, coleta algumas ideias a respeito do que está bom levar em conta:

  1. Tire mais proveito de seus clientes atuais

É importante saber o que querem seus atuais clientes e oferecer a eles o produto que procuram no momento que necessitam. Um sistema CRM permite recolher e organizar a informação sobre o que seus clientes desejam, para que possa analisar as áreas de oportunidade, inclusive em época de incertezas econômicas.

  1. Identifique e se concentre em seus melhores clientes

Todos os clientes são importantes. Não se trata de deixar de lado alguns para privilegiar outros, e sim de dar atenção àqueles que geram mais benefícios. Os sistemas de CRM podem ajudar a categorizar seus clientes segundo seus hábitos de consumo e descobrir novas possibilidades.

  1. Mantenha a fidelidade de seus atuais clientes

Em momentos de recessão não há nada tão importante como os clientes que você já possui. Por isso se deve fazer duas coisas fundamentais: cumprir com o prometido e mostrar que entende as necessidades deles. Uma gestão inteligente de relação com os clientes, pode servir para identificar individualmente cada um, organizar os acordos feito com eles, resolver problemas de forma imediata e manter uma boa relação pós-venda.

 

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta