Chega a era dos pagamentos móveis

17 de Julho de 2012 Por SAP Blogs 0

O mercado de pagamentos móveis é um dos segmentos que mais crescem dentro da economia digital. Segundo estudos da Gartner, o valor total dos pagamentos globais em 2012 será de 170 bilhões de dólares, um incremento de 62% com respeito ao ano anterior. A consultora Yankee Group assegura que para 2016 o mercado de pagamentos móveis realizará transações de 1 bilhão de dólares.

Parte deste crescimento se deve ao amadurecimento e unificação da internet com as comunicações móveis, já que 87% da população mundial possui telefone móvel, e que estes dispositivos são cada vez mais poderosos e econômicos.

Com semelhante crescimento e penetração, é claro que os pagamentos móveis representam um grande desafio tecnológico e muitas oportunidades. Para tratar de entender um pouco mais suas implicâncias, o site Thought Strategy entrevistou Jalak Jobanputra, sócia-fundadora do fundo de investimento RTP Ventures.

Como será a convivência entre os pagamentos móveis e os fornecedores de infraestrutura financeira tradicionais?

A longo prazo, os pagamentos móveis substituirão a infraestrutura bancária tradicional. Nos mercados mais desenvolvidos, contudo, este processo levará várias gerações, já que nossos sistemas bancários estão bem estabelecidos. Nos lugares onde atualmente não há uma infraestrutura bancária real, com população que não está bancarizada ou desconfia muito dos bancos, será fácil adotar a nova tecnologia, e estas plataformas dominarão o mercado rapidamente. 

Segundo a opinião de Jobanputra, os mercados emergentes representam uma oportunidade única tanto para investidores como para empresas e plataformas de soluções móveis. Leia a entrevista completa aqui.

 

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta