Social Media na América Latina

26 de Julho de 2012 Por SAP Blogs 0

O cenário Social Media na América Latina é cada vez maior e inclui mais pessoas. O fato não surpreende: A América Latina é, segundo um informe publicado pela Synthesio, o terceiro lugar do mundo quanto a participação per capita em redes sociais, sendo superado apenas pelos Estados Unidos e Canadá. A cifra é impactante: 82% dos latino-americanos conectados a internet participam ao menos de uma rede social.

Atualmente a América Latina é uma região que amadureceu no assunto e as empresas que adotem estratégias inteligentes de Social Media poderão tirar grande proveito.

Quanto as preferências dos usuários na região, o indiscutível primeiro lugar é do Facebook, com 49% de popularidade. Seguido de Windows Live Profile com 37%, Orkut (popular principalmente no Brasil) com 25%, HI5 com 13% e Twitter com 11%. Cada um deste números é significamente distinto segundo o país que esteja sendo analisado, mas os resultados regionais revelam uma realidade em grande escala.

Além da participação dos usuários, é importante observar o cenário a nível empresarial. Considerando o alto nível de atividade que levam as pessoas, é pertinente se perguntar: O que as marcas fazem a respeito? Segundo o informe, são as companhias que chegam  mais atrasadas no assunto a nível regional. Enquanto a maioria das empresas mais importantes são mencionadas nas redes sociais pelos usuários, poucas participam efetivamente (por exemplo, no Twitter se menciona 80% das companhias mais relevantes da Colômbia, mas somente 29% delas participam).

Por este motivo se espera uma maior participação empresarial, que saiba ver as oportunidades que as redes sociais têm para oferecer. Os clientes já estão acostumados e se relacionam no cotidiano dentro deste meio, esperando que cada vez sejam mais as empresas que saibam interpretar seus interesses.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta