Projeto brasileiro recebe prêmio global de empreendedorismo social promovido pela SAP e Changemakers da Ashoka

3 de Setembro de 2012 Por SAP Notícias Brasil 0

Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL) foi o vencedor da primeira fase do concurso. Inscrições seguem até 5 de setembro

São Paulo, Brasil – A SAP, líder mundial em aplicações de software empresarial, e o Changemakers da Ashoka, comunidade global que identifica promove e financia soluções inovadoras para os mais prementes problemas sociais do mundo, anunciaram dois projetos como vencedores da etapa de inscrição antecipada do concurso global Construir a Base: a Força dos Micro e Pequenos Empreendimentos. A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL), do Brasil, e a Microenterprizes, do México, foram escolhidas como os melhores projetos até o momento, entre todos os inscritos. O desafio é voltado para apoiar empresários emergentes e pequenas empresas a crescerem e prosperarem e tem como objetivo estimular o potencial de empreendedores e pequenas e médias empresas, para gerar crescimento econômico, inovação e geração de empregos.

O concurso, que busca estratégias inovadoras de organizações e parcerias em todo o mundo, para ajudar pequenas empresas a se desenvolverem, destacou as duas iniciativas como as mais aderentes à proposta até o momento. Especificamente no caso da ADEL, o projeto tem por objetivo ajudar agricultores do Ceará, nordeste do País, a pensar como empreendedores estratégicos. “Nós introduzimos uma abordagem de negócios para a agricultura, incentivando os profissionais a planejar, iniciar e gerenciar um negócio”, afirma Glaucio Gomes, consultor de Desenvolvimento Institucional da ADEL. “A agricultura no Brasil é bastante amadora e raramente usa processos de gestão para se tornar mais eficiente e competitiva”, acrescenta.

O empreendedor explica que a Agência é a primeira a oferecer crédito para jovens empreendedores rurais e que essa é a principal inovação. “Depois de concluir os planos de negócios, os empreendedores têm acesso a um pequeno empréstimo de um fundo de crédito especial, gerido pela ADEL, para iniciar ou desenvolver os negócios em suas comunidades, incluindo orientações e suporte técnico contínuo”, acrescenta Gomes. A entrevista completa da ADEL está disponível no portal do Changemakers da Ashoka (http://www.changemakers.com/pt-br/entrevista-glaucio-gomes).

Os interessados podem inscrever seus projetos até 5 de setembro de 2012 e serão avaliados com base em critérios de inovação, impacto social e sustentabilidade. Cada um dos quatro vencedores receberá US$ 10.000, doação de tecnologias, oportunidades de promoção e networking com executivos e clientes da SAP na conferência SAPPHIRE NOW, que ocorre em Madri entre os dias 13 e 15 de novembro. Os vencedores serão anunciados durante o evento.

“Com o concurso podemos ajudar empreendedores e companhias a atingirem todo o seu potencial, criando um impacto positivo econômico, social e ambiental”, afirma Cristiana Brito, diretora de Comunicações e Responsabilidade Social da SAP Brasil. “A SAP Brasil acredita nesse poder e estamos muito satisfeitos por ver um importante projeto brasileiro, focado em ajudar empreendedores agrícolas do Nordeste, a conquistar o prêmio. Este é o objetivo do concurso”, reforça.

O desafio é aberto para organizações e corporações de todo o mundo e as inscrições podem ser feitas pelo site http://www.changemakers.com/pt-br/construirabase.

Sobre a SAP

Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde o chão de fábrica às salas de reunião, de armazéns de depósito a pontos de venda e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar suas percepções de negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 195 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors) condições para operar com rentabilidade, adaptar-se constantemente e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.  

Sobre o Changemakers da Ashoka

O Changemakers da Ashoka é uma comunidade de ação que conecta inovadores sociais em todo o mundo para compartilhar ideias, inspirar e orientar uns aos outros. Por meio de seus desafios colaborativos on-line, o Changemakers é um dos espaços mais robustos para lançamento, discussão e financiamento de ideias que atinjam os mais urgentes problemas sociais do mundo. O Changemakers se fundamenta em três décadas de história da Ashoka e na crença de que cada um de nós tem a capacidade de ser um agente de mudança. A Ashoka é uma associação global com os principais empreendedores sociais do mundo — mais de 3.500 homens e mulheres com soluções para resolver os problemas sociais mais urgentes da atualidade. Para mais informações, acesse www.changemakers.com/pt-br e siga @ChangemakersPT no Twitter.

Sobre a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL)

A ADEL é uma agência de desenvolvimento local fundada e gerenciada por um grupo de jovens empreendedores e colegas graduados, que queriam trabalhar para ajudar as comunidades no Ceará, região onde nasceram. A ADEL espera manter o talento local no Estado e impulsionar a economia local, oferecendo aos agricultores das áreas rurais uma combinação de treinamento técnico, opções de crédito e uma crescente rede social para apoio e interação.

 

Informações para a imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil
Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 3677-0353
Olívia Nercessian, onercessian@tv1rp.com.br, Tel. 3677-0423
Raquel Arruda, rarruda@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354

SAP do Brasil
Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

 

 

 

Baixar versão PDF

Tags: , ,

Deixe uma resposta