A massificação da internet e o auge das redes sociais mudaram a maneira na que os clientes se relacionam com as marcas.
No passado, as empresas só tinham que se preocupar com bombardear os seus consumidores potenciais com avisos publicitários nos diferentes meios massivos de comunicação e esperar que estes dessem resultados; ou seja, que aumentassem as vendas
Entretanto, esta mesma estratégia aplicada a internet e as redes sociais não provoca os mesmos resultados: os consumidores, e em particular os mais ativos online, não estão dispostos a escutar de forma passiva.
Na web, os usuários podem escolher que sites visitar e que vídeos ou canções escutar sem esperar que sejam transmitidos por rádio ou televisão. E decidem com quem se conectar e como. Os novos consumidores buscam ter mais controle em sua relação com as marcas.
Inbound Marketing é a forma de interagir com os clientes, baseadas em uma relação bi direcional. Nessa relação, a empresa busca agregar aos clientes informação valiosa que gere neles o desejo de saber mais sobre seus produtos.
Desta forma, as marcas já não podem simplesmente comprar espaço nos meios de comunicação para captar a atenção dos consumidores, mas também que devem ganhá-la com a geração de conversas relevantes nos meios sociais.
Para que este tipo de estratégia tenha êxito, as empresas devem ser criativas em sua implementação, além de aprender a conhecer muito bem os seus clientes e seus interesses.