Seduzir ou fazer apaixonar? Duas estratégias para captar novos clientes

3 de Outubro de 2012 Por SAP Blogs 0

Quando se trata de captar novos clientes, existem duas estratégias básicas que uma empresa pode adotar, conforme seus objetivos. Um artigo publicado pelo jornal peruano Gestión, afirma que estas estratégias se assemelham muito às conquistas amorosas: podemos apaixonar, atrair a pessoa que gostamos transformando-os na melhor opção possível ou aparecer nos momentos indicados, utilizando nosso poder de sedução.

 

Pull: Fazer com que os consumidores potenciais se apaixonem

 A estratégia de “apaixonar”, conhecida como “pull” se utiliza quando a marca ou empresa procura se mostrar como a melhor opção diante dos consumidores potenciais. O êxito desta estratégia dependerá muito das forças e fraquezas da marca e sua capacidade para se transformar na melhor opção diante dos olhos do cliente. Entre as atividades típicas que as emrpesas costumam realizar ao implementar esta estratégia se encontra a promoção dos melhores atributos da marca, as referências de boca a boca que podem se notar potencializadas pela presença nas redes sociais e uma forte aposta em promoções e descontos.

 

Push: Seduzir no ponto de venda

Por outro lado, a estratégia de “sedução” chamada “push”, é a mais adequada para aquelas empresas que querem levar seus produtos ou serviços onde se encontra o consumidor, fazendo todo o possível para que a marca esteja presente na maior quantidade de pontos de venda possíveis. Algumas ações habituais para este tipo de estratégia incluem a eleição das melhores localizações para os locais da marca e a exibição constante dos produtos, procurar a excelência no desenho da embalagem e a seleção da melhor equipe de vendas.

 

Por último, no artigo também se destaca que as estratégias “pull”e “push”  não são eliminatórias e que por isso podem ser implementadas de forma simultânea.

Tags:

Deixe uma resposta