Wikipedia ama os monumentos

16 de Outubro de 2012 Por SAP Blogs 0

Quando falamos de plataformas de sucesso de colaboração, é impossível não mencionar a Wikipédia, enciclopédia escrita e editada livremente por seus próprios usuários. Disponível em 282 idiomas, contém mais de 20 milhões de artigos desenvolvidos por uma comunidade global de mais de 100 mil voluntários.

 

Uma de suas iniciativas mais recentes é o concurso Wiki Loves Monuments, que após duas exitosas versões na Europa em 2010 e 2011, foi realizada pela primeira vez este ano, a nível mundial. O objetivo é despertar o interesse dos cidadãos e reunir milhares de imagens de monumentos de todo o  mundo para compartilhar na Wikipédia, que está em 5ª posição dos sites mais vistos do mundo.

 O objetivo do Wiki Loves Monuments é despertar o interesse dos cidadãos e reunir milhares de imagens de monumentos de todo o  mundo para compartilhar na Wikipédia

Galileo Vidoni de Wikimedia explica da seguinte forma: “Wiki Loves Monuments tem um duplo propósito: por um lado permite colaborar com Wikipédia e o conhecimento livre em geral, ao reunir fotos para documentar melhor o patrimônio histórico. Mas permite também aos cidadãos redescobrir sua cidade. Muitos agora conhecem lugares em suas cidades que são monumentos e que nunca tinham notado.”

 

Serão 25 países participantes da iniciativa, entre eles Argentina, Chile, Colômbia, México e Panamá. Em cada um serão selecionadas 10 fotografias que participarão em uma segunda etapa junto às melhores imagens de todo o mundo. O corpo de jurados realizará a seleção final avaliando qualidade artística e fotográfica, capacidade de representar o patrimônio cultural e a utilidade da imagem para Wikipedia e outros projetos. O ganhador do concurso internacional ganhará uma viagem ao encontro mundial Wikimania, que será realizada em agosto de 2013 a cidade de Hong Kong.

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta