Radiografia de um trabalhador móvel em 2013

22 de Outubro de 2012 Por SAP Blogs 0

29% da força de trabalho mundial era móvel em 2008. Para 2013 um estudo estima que os números aumentarão quase a 35%. Esse aumento percentual de 6% em poucos anos mostra uma mudança radical na modalidade de trabalho de milhões de pessoas. Nas distintas regiões do planeta, esta realidade se apresenta de formas que estão sujeitas não só à penetração móvel, mas também a como essa tecnologia se incorpora no âmbito laboral.

 

Encabeçando a lista, os Estados Unidos apresentará em 2013 uma incrível cifra de 75,5% de seus trabalhadores na adoção de soluções móveis. Em uma ampla região que inclui a América Latina, Canadá, Europa do Leste, Europa Central, Oriente Médio e África, a média é menor: em 2008 alcançava uma porcentagem de 13,5% de trabalhadores móveis.

 

Entretanto, as expectativas no futuro endossam todas as projeções, já que se estima um crescimento anual de 4% que fará com que em 2013 chegue a um total de 153 milhões de trabalhadores móveis.

 

É interessante perguntar: Como trabalhará esses 35% do mundo?

Existe um amplo espectro de possibilidades: trabalhadores que realizam as tarefas de suas casas (profissional ou ocasionalmente), trabalhadores que trabalham em escritórios (realizando a totalidade ou parte de suas tarefas através de ferramentas móveis) e outros sem um lugar de trabalho fixo.

Existe um amplo espectro de possibilidades: trabalhadores que realizam as tarefas de suas casas, trabalhadores que trabalham em escritórios, e outros sem um lugar de trabalho fixo.

Nestas novas modalidades de trabalho, os empregados têm três novas ferramentas favoritas: os tablets, os telefones celulares e os computadores portáteis. Segundo um artigo publicado na Forbes, os trabalhadores se equipam cada vez com mais variedade destas ferramentas. Em 2011 cada um levava consigo uma média de 2,7 dispositivos. No início de 2012, a cifra aumentou a 3,5.

 

Todos os números falam de um cenário de trabalho móvel cada dia mais intenso:

Sua empresa está preparada para este futuro?

 

Se está interessado em obter mais informação a respeito do trabalho móvel, recomendamos as publicações periódicas do Mobile Workforce Project.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta