TI 2020: como começar a se preparar?

26 de Outubro de 2012 Por SAP Blogs 0

Escutamos todo o tempo que o departamento de TI é cada vez mais importante. Em muitas empresas, as principais decisões só são tomadas depois de receber a aprovação desta área que, até pouco tempo atrás, tinha um papel secundário.

Em muitas empresas, as principais decisões só são tomadas depois de receber a aprovação do departamento de TI.

Quais serão os desafios principais para este departamento no futuro? Que podemos fazer hoje para nos preparar? Como diz François Zimmermann, chefe de TI na HDS, deveremos continuar inovando em tecnologias que já conhecemos:

 

  • Prestar mais atenção à realidade aumentada! A realidade aumentada é uma tecnologia que combina elementos reais e virtuais para melhorar nossa compreensão do mundo. Ainda que hoje costuma-se considerá-la como um mero entretenimento ou curiosidade, tem um alto potencial para melhorar a experiência do cliente. Para 2015, se espera um ingresso global em investimentos relacionados à realidade aumentada de mais de 1,5 milhões de dólares.

 

  • Conectividade constante de qualquer dispositivo e lugar. Cada vez se desbravam mais fronteiras do espaço de trabalho. Tendências como levar dispositivos próprios à empresa ou trabalhar de casa estão em crescimento. O departamento de TI deverá fornecer as ferramentas necessárias para que, realizar tarefas de formas não tradicionais seja eficiente e simples: de aplicações à medidas de segurança. A mobilidade, a nuvem e o big data serão fundamentais e cotidianas.

 

  • Uma nova mentalidade e outra forma de pensar os papéis. As decisões de negócios serão no futuro, decisões tecnológicas. A forma em que as empresas decidem como atuar, deverá mudar e o departamento de TI terá que aprender sobre processos que até agora ignorava. Diante de uma inter-relação mais estreita entre as áreas, TI necessitará assumir de vez, um papel protagonista e de mediador.

 

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta