Os ambientes de trabalho colaborativos potencializam a criatividade e novas formas de solucionar problemas. Hoje em dia, existem mais ferramentas para que a colaboração faça parte do entorno cotidiano de trabalho e não seja exclusiva de certos projetos.
Randy Nelson, ex decano da Universidade da Pixar, propôs em uma conferência, cinco conselhos para gerar valor trabalhando colaborativamente:
- Valorize e envolva-se na conversa. É importante se interessar nos demais, saber o que valorizam, o que gostam ou motivam. Ter perfis transparentes dos companheiros de trabalho é fundamental para produzir valor a partir de suas preocupações e especialidades.
- Dê lugar à criatividade dos outros. Escute as ideias alheias: no momento de trabalhar em grupo, todas devem ser analisadas e levadas em consideração. Utilizar técnicas como brainstorming ou exercícios de improvisação, muito frequente na Pixar, para então trabalhar com o que se produz ajuda a construir ideias sólidas e novas.
- Trabalhe sobre as ideias. Não sobreponha as discussões e problemas pessoais. Nas palavras de Randy Nelson: “Faça com o que seus companheiros apareçam.”
- Gerencie com cuidado as discussões. Todo ambiente colaborativo gera desacordos entre os participantes e isso não é necessariamente negativo. Em cada discussão está contida a possibilidade de produzir valor a partir do diálogo. Trabalhe sobre a produtividade dessas discussões.
- Confie em seus companheiros e ajude-os a confiar em si mesmos. Muitas vezes por timidez ou medo de rejeição, se perde a possibilidade de que pessoas com boas ideias participe em entornos colaborativos. Convide-os a falar e a que valorizem suas próprias opiniões.