Ágil ou flexível: como enfrentar as mudanças?

19 de Novembro de 2012 Por SAP Blogs 0

Dizem que é nas mudanças que as oportunidades são encontradas. Em um mundo de mercados  voláteis e em constante transformação, as crises podem ser disparadoras de novos negócios e possibilidades de sucesso.

As crises podem ser disparadoras de novos negócios e possibilidades de sucesso.

Conceitos como agilidade ou flexibilidade passam ao centro do cenário e, às vezes, são utilizados como sinônimos. Mas, ainda que o objetivo final coincida, no mundo dos negócios não é o mesmo uma empresa ágil de uma flexível. Mas, qual a diferença?

Segundo um artigo publicado pelo jornal Houston Chronicle, as companhias flexíveis são as que planificam para se antecipar aos eventos imprevistos. Assim, se isso acontecer, estão preparadas para atuar seguindo os processos e procedimentos planejados. Se pensamos no caso de uma empresa de consumo massivo que opera em uma cidade com ocasionais falhas de eletricidade: para se antecipar a esta dificuldade, prepara seus locais com equipamentos de energia auxiliares e um plano de emergência. Assim, quando efetivamente há um corte de luz, pode solucioná-lo com facilidade.

Em troca, as empresas ágeis contam com recursos e inventividade para responder instantaneamente diante de eventos externos não planejados. Suponhamos que, de maneira inesperada, acontecesse um terremoto na área na que está a companhia de consumo massivo mencionada. A empresa jamais havia pensado nesta possibilidade e não tem um procedimento planejado para responder. Por isso, sua capacidade de seguir operando dependerá unicamente de sua agilidade para propor soluções de forma imediata e levá-las adiante.

Que soluções tecnológicas ajudam a aumentar a flexibildiade de uma companhia? Contar com um sistema de gestão para o planejamento de recursos empresariais como SAP ERP é de grande ajuda na hora de planejar, mensurar e controlar os processos organizacionais. As soluções de Business Intelligence da SAP também podem otimizar o planejamento e tomada de decisões de uma companhia, ao oferecer acesso à informação de qualidade e facilitar sua análise e exploração.

Se o que se deseja é potencializar a agilidade de uma organização, as soluções in-memory da SAP, especialmente aplicativos como SAP HANA, podem ser uma ferramenta chave, já que permitem gerir e analisar grandes volumes de dados de forma instantânea e rentável. Em resumo, ser ágil significa ser capaz de reagir rapidamente aos requerimentos de mudanças do ambiente de negócios.

Se as empresas ágeis podem responder a surpresas externas muito variadas, as flexíveis só reagem favoravelmente diante de situações previstas para as que geraram um plano de ação. Quais estão melhor preparadas para enfrentar as mudanças?

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta