BYOD na PME: Como implementá-lo com segurança

4 de Janeiro de 2013 Por SAP Blogs 0

Como vimos anteriormente neste blog, tanto o fenômeno do BYOD (“Bring Your Own Device”) é dizer, levar a seu escritório seu próprio dispositivo) como o uso de redes sociais pode trazer grandes benefícios para as pequenas e médias empresas. Entre eles se destaca um aumento na produtividade e uma economia em recursos próprios da companhia.

O fenômeno do BYOD pode trazer grandes benefícios para as pequenas e médias empresas.

No entanto, essas novas práticas podem trazer grandes desafios na segurança da rede corporativa, assim como disse um artigo de SiliconWeek.es, no qual cita um documento muito prático elaborado pela empresa de segurança Trend Micro. O relatório se intitula “Guia sobre Consumerização e BYOD para PMEs” e contém dicas práticas para empresas novas no mercado, com explicações úteis para gerir as brechas de segurança na empresa.

Entre os conselhos do guia se destaca a necessidade de criar uma política básica para o uso de dispositivos como tablets ou smartphones que consista na obrigatoriedade no uso de senhas para bloquear os equipamentos e proteger a informação no caso de que isso aconteça em mãos erradas. Também é recomendado evitar a instalação de aplicações não autorizadas ou procedentes de lojas não oficiais, algo que pode ocorrer em equipamentos com Android.

Por último, no caso das aplicações na nuvem da empresa que são acessadas dos próprios dispositivos dos empregados, Trend Micro recomenda utilizar uma solução desenhada especialmente para negócios, como por exemplo SAP Afaria, e assim gerenciar as contas dos usuários em forma centralizada e manter o controle da equipe até sua rescisão do contrato.

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta