5 Dicas para criar um programa de capacitação

8 de Janeiro de 2013 Por SAP Blogs 0

Desenhar um programa de treinamento de sucesso na sua empresa é fundamental para potencializar ao máximo o talento humano. Sugerimos 5 dicas para criá-lo:

Desenhar um programa de treinamento de sucesso na sua empresa é fundamental para potencializar ao máximo o talento humano.

  1. Defina objetivos claros

Antes de colocar as mãos à obra, você deve definir alguns aspectos fundamentais: o que você espera obter com o treinamento de seus empregados? Quais são os aspectos de sua empresa que deseja completar ou potencializar? Qual é sua concepção sobre os recursos humanos? Quanto mais claras as respostas a estas perguntas e mais transparentes sejam para seus empregados, mais eficientes serão os resultados.

  1. Diversifique o treinamento

Um treinamento ideal trabalha com três formas de aprendizagem: visual, auditivo ou sinestésico. Não abuse de um só método e tente encontrar em que aspecto se destaca cada um. Ofereça a seus empregados a oportunidade de experimentar, errar e voltar a tentar.

3.   Desafie os participantes

Para que um treinamento funcione não só precisa ser interessante para a empresa como também para os empregados. Desafia suas capacidades e estimulá-los com metas para gerar interesse e que não sintam o treinamento como algo desnecessário.

4.   Convoque especialistas sempre que possa

Quando uma pessoa especializada em um assunto oferece seu conhecimento, a capacitação gera mais interesse e credibilidade. Ainda que não possa manter um treinamento utilizando somente especialistas nas áreas específicas, considere convidá-los a participar em alguns pontos de seu programa, para melhorar a resposta dos empregados.

5.   Abra sua mente para a mudança

Realize enquetes após os treinamentos para saber o que os trabalhadores pensam e melhorar os aspectos que sejam necessários.

 

 

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta