Quem são os chefes de capacitação?

9 de Janeiro de 2013 Por SAP Blogs 0

As estratégias de capacitação já são uma prática comum nas empresas, que conhecem seu valor como ferramentas efetivas para reter e motivar os empregados, além de impulsionar a eficiência e a inovação. Talvez seja por isso que o papel do chefe de capacitação vai ganhando cada vez mais importância dentro das companhias, tanto grandes como médias, e chegou a ocupar uma área específica dentro do departamento de Recursos Humanos.

As estratégias de capacitação já são uma prática comum nas empresas, que conhecem seu valor como ferramentas efetivas para reter e motivar os empregados, além de impulsionar a eficiência e a inovação.

Segundo um artigo publicado pelo suplemento econômico iEco do jornal argentino Clarín, a tarefa de um chefe de capacitação consiste em planejar as atividades de capacitação, o que implica escutar o negócio e ter empatia para definir quais são as necessidades de treinamento”. É importante que conheça ferramentas de e-learning e formação à distância, esteja por dentro das últimas tendências em capacitação, e sobretudo, saiba detectar quais são as necessidades de formação da companhia. O chefe de capacitação deve estar fortemente vinculado com o  setor de desenvolvimento da empresa e determinar que aspectos da equipe podem ser reforçados através da capacitação a partir de avaliações de desempenho.

No artigo também se encontra o depoimento de Haruko Archenti, chefe de Recrutamento e Seleção da consultora Archenti Group: “É determinante que estes chefes entendam culturalmente a organização, compreendam até onde o negócio aponta, pensem e planejem os programas de capacitação como uma ferramenta geradora de mudanças e de fácil implementação”. O especialista coloca muita ênfase no planejamento a capacidade de se antecipar, conhecendo a missão e visão da companhia para conseguir que os empregados contem com os recursos e ferramentas que necessitam para alcançá-los. É fundamental que se meça o impacto e os resultados das ações aconselha Archenti.

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta