Os benefícios do big data para a indústria petroleira

24 de Janeiro de 2013 Por SAP Blogs 0

O alto nível de concorrência e a crescente demanda de hidrocarbonetos geram a necessidade de investir em novos sistemas que favoreçam a exploração petroleira. Esta indústria, que se mantem em constante evolução, lida com enormes quantidades de dinheiro (e também fatores de risco) e depende, em boa parte, do tipo e nível técnico de tecnologia aplicada.

O alto nível de concorrência e a crescente demanda de hidrocarbonetos geram a necessidade de investir em novos sistemas que favoreçam a exploração petroleira.

Adam Farris, especialista em exploração petroleira, ressalta que o big data e as ferramentas analíticas são as soluções mais promissoras para este problema, ao dar a possibilidade de interpretar em tempo real, fatores que possam dar resultados efetivos e que até então não tinham sido levados em consideração.

Um exemplo interessante, que narra Farris, demostra: as medições em poços petroleiros, até há pouco tempo atrás, tinham que ser realizadas manualmente, com equipes que revisavam as máquinas com certa peridiocidade. Depois, toda esta informação era acessada de maneira remota de um lugar centralizado e devia ser interpretada de maneira manual por grandes (e caras) equipes de especialistas.

Hoje, graças à criação das poderosas soluções como o SAP HANA, toda esta informação pode ser analisada, visualizada em tempo real e projetada ao futuro com precisão. A solução in-memory da SAP permite melhorar as decisões, reduzir os custos significamente e, em consequência, gerar um crescimento acelerado nas margens de lucro e investimento.

Fonte

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta