Soluções de Base de Dados e Mobilidade

29 de Janeiro de 2013 Por SAP Blogs 0

Entrevista com Marcelo Fernandes – Gerente de Marketing – Database & Mobile Solutions, Latin America & Caribbean

 

Há quanto tempo você trabalha na SAP e qual sua função na empresa?

Estou na SAP desde janeiro deste ano, em decorrência da compra da Sybase pela SAP, e em maio entrei no cargo atual. O objetivo do cargo de Gerente de Marketing – Database & Soluções Móveis é alinhar as estratégias de marketing das Market Units (Brasil – México e EUA) de forma que estejam alinhadas à estratégia global da SAP para estas duas linhas de soluções (Database & Mobile Solutions).

"O número de transações em dispositivos móveis é crescente, e soluções móveis abrem oportunidades sem precedentes. ", Afirma Marcelo Fernandes

Como a SAP pode ajudar as empresas com soluções de Base de Dados e Mobilidade? Como os gerentes podem se beneficiar?

Vamos por partes: no que diz respeito a Base de Dados, existem algumas tendências no mundo moderno que estão relacionadas ao grande volume de dados do mercado devido à internet, à digitalização do mundo, à comunicação de máquinas, ao crescimento e logística, e é cada vez mais importante a capacidade de lidar com todo este volume de informação que gira em torno do nosso cotidiano. Para se ter uma ideia, só neste minuto já serão milhares de uploads no YouTube, likes no Facebook, interações no LinkedIn, milhares de transações comerciais, etc. Você deve conseguir entender e analisar esta quantidade de dados provenientes de interfaces externas ou internas geradas por processos e pessoas dentro da empresa. É um desafio cada dia maior e por isso as soluções de bancos de dados em tempo real foram desenvolvidas, para que as empresas consigam ter um controle sobre essa informação. Dentro da análise deste volume de dados, conhecido como Big Data, estão compreendidos os 4V’s: Volume – Variedade – Velocidade – Valor.

A empresa que lida com uma quantidade grande de dados e tem a capacidade de analisá-los de forma rápida e tomar decisões importantes de forma imediata e eficiente, garante a geração de vantagem competitiva, pois está mais apta a interagir com um mundo extremamente conectado.

E quanto às soluções móveis? Como integrar estas duas categorias?

Já quanto às soluções móveis, a SAP é apontada globalmente pelo Gartner como líder na área de mobilidade corporativa e é a empresa com o portfólio mais amplo do mercado.

Atualmente existem mais pessoas com dispositivos móveis do que computadores. Na América Latina são mais de 600 milhões de acessos móveis e isso representa o alto grau de aderência desta modalidade.

Em face a essa dimensão, cada dia mais veremos pessoas entrando na “força de trabalho móvel” e muitos usuários interagindo com sua marca preferida e até acessando a web pela primeira vez através de um smartphone ou tablet.

O número de transações em dispositivos móveis é crescente, e soluções móveis abrem, por exemplo, oportunidades sem precedentes para a população “não bancarizada” que soma 60% da população da América Latina. Estas forças abrem novos precedentes e grandes oportunidades de negócio para a SAP.

A plataforma móvel da SAP permite às empresas administrar dispositivos móveis e aplicações para seus funcionários e clientes, através da construção de uma estratégia móvel unificada que permite aos clientes SAP encontrarem novas fontes de receita e redução de custos.

Tendências como o BYDO (Bring Your Own Device), ou seja, permitir que funcionários acessem aplicativos corporativos usando dispositivos pessoais, também adicionam novas complexidades aos administradores de TI. Temas como segurança ao acesso ou em caso de perda do dispositivo, controle de aplicações e a rápida implementação para grandes volumes de usuários são alguns dos benefícios da solução SAP.

Imagine as oportunidades quando uma empresa de varejo pode implementar aplicativos móveis para milhares de clientes e gerar novas formas de interação comercial. Além disso, ela pode renovar aplicativos que, integrados com sistemas existentes, podem trazer inteligência como nunca.

Falando em inteligência, a combinação de Mobilidade com o SAP HANA e soluções analíticas pode levar insights de negócios em tempo real aos executivos da empresa, direto a seus dispositivos móveis. Essas são algumas das possibilidades que a combinação dessas soluções pode oferecer a nossos clientes.

Então a maior vantagem da mobilidade é que ela permite que a empresa seja mais ágil, tornando-se mais competitiva devido às tomadas de decisões mais rápidas e à conectividade em qualquer lugar?

Na verdade, a mobilidade permite ganho de produtividade a acesso em qualquer hora e lugar a aplicações e informações corporativas. Ela permite, por exemplo, que um técnico de campo possa gerar vendas, aumentando as possibilidades de receita e reduzindo custos.

A combinação da mobilidade com as soluções de bancos de dados da SAP viabiliza a tomada de decisão em tempo real, garantindo a qualidade dos dados e análise de múltiplas fontes de informação. O resultado é a geração de vantagem competitiva para nossos clientes.

E como você vê as tendências para 2020?

A mobilidade continuará crescendo. Atualmente já existem cinco bilhões de acessos móveis no mundo e muitas pessoas verão nos dispositivos móveis sua possibilidade de inclusão digital.  A tendência a personalização das ofertas, a previsão do comportamento dos usuários, seus gostos, sentimentos e desejos, será fundida com as ofertas comerciais, o que abrirá novas possibilidades de negócios para empresas que investirem em soluções como as da SAP.

E as PMEs também poderão considerar estas vantagens do mundo móvel?

Sem dúvida, as soluções em nuvem trarão possibilidades inéditas para que empresas de todos os tamanhos tenham acesso às tecnologias mais avançadas. Soluções como Gestão de Dispositivos Móveis (MDM) ou mesmo SAP HANA na nuvem poderão se utilizadas por PMEs, aumentando os níveis de produtividade e competitividade dessas empresas.

Esse será um fator diferencial em um mercado cada vez mais global, demandando ofertas de alta qualidade e valor. O investimento em tecnologia permite que talentos estejam focados em como construir novos negócios, através da inovação baseada em demandas nunca antes percebidas.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta