Desenhar um programa de treinamento de sucesso na sua empresa é fundamental para potencializar ao máximo o talento humano. Sugerimos 5 dicas para criá-lo:
- Defina objetivos claros
Antes de colocar as mãos à obra, você deve definir alguns aspectos fundamentais: o que você espera obter com o treinamento de seus empregados? Quais são os aspectos de sua empresa que deseja completar ou potencializar? Qual é sua concepção sobre os recursos humanos? Quanto mais claras as respostas a estas perguntas e mais transparentes sejam para seus empregados, mais eficientes serão os resultados.
- Diversifique o treinamento
Um treinamento ideal trabalha com três formas de aprendizagem: visual, auditivo ou sinestésico. Não abuse de um só método e tente encontrar em que aspecto se destaca cada um. Ofereça a seus empregados a oportunidade de experimentar, errar e voltar a tentar.
3. Desafie os participantes
Para que um treinamento funcione não só precisa ser interessante para a empresa como também para os empregados. Desafia suas capacidades e estimulá-los com metas para gerar interesse e que não sintam o treinamento como algo desnecessário.
4. Convoque especialistas sempre que possa
Quando uma pessoa especializada em um assunto oferece seu conhecimento, a capacitação gera mais interesse e credibilidade. Ainda que não possa manter um treinamento utilizando somente especialistas nas áreas específicas, considere convidá-los a participar em alguns pontos de seu programa, para melhorar a resposta dos empregados.
5. Abra sua mente para a mudança
Realize enquetes após os treinamentos para saber o que os trabalhadores pensam e melhorar os aspectos que sejam necessários.