Os 3 mandamentos do marketing moderno

25 de Março de 2013 Por SAP Blogs 0

Quais são as chaves do marketing que você deve levar consigo aonde for?

Os 3 Mandamentos do Marketing Moderno

Jonathan Becher, Chief Marketing Officer de SAP, publicou um artigo na revista Forbes, no qual convida CEOs a considerar a equipe de marketing como um sócio estratégico da empresa.

Becher listou três pontos que considera essenciais para o trabalho dos CMOs e suas equipes:

1) Aproveitar as habilidades das novas gerações. As equipes de marketing devem ter entre suas filas tanto a indivíduos com habilidades tradicionais como a personalidades mais artísticas. A ideia é que cada pessoa tenha um pouco de ambas características. No artigo, Becher menciona que em sua equipe se utiliza SAP Jam para discutir ideias, definir as práticas mais adequadas e obter as melhores estratégias. Uma vez estabelecidos os conceitos que conduzirão ao sucesso, se utilizam as habilidades de cada membro da equipe de marketing para levá-las adiante.

2) Quantificar o importante. Becher menciona uma anedota para ilustrar este ponto: a CMO de uma grande companhia se ostentava de que sua equipe havia superado os objetivos de 2012 com a publicação de mais de um milhão de tweets. Mas as visitas aos websites, os fãs do Facebook e os presentes nas conferências devem ser parte de uma estratégia integrada aos objetivos de negócio. Na hora de quantificar, a chave está em saber mensurar os resultados além das atividades. As soluções analíticas da SAP, permitem acessar à informação pertinente em tempo real e processar big data para poder tomar melhores decisões.

3) Colocar-se na posição do cliente. No marketing costuma-se usar a expressão “experiência do cliente”, mas são poucos os especialistas que realmente podem se colocar no lugar dele. Uma forma simples de fazer isso possível é realizar uma chamada ao call center da própria empresa ou comprar um produto de seu website. Se queremos ser especialistas na experiência do usuário, devemos experimentá-la em nós mesmos.

O que você achou dos mandamentos de Jonathan Becher?

 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta