Design Thinking: Quando não existem as ideias “ruins”

28 de Março de 2013 Por SAP Blogs 0

O pensamento de desenho é um conjunto de métodos orientados a constuir soluções eficientes através de procesos de trabalho nos que predominam a investigação, a análise e o planejamento inteligente. Suas caracterísitcas fundamentais são a colaboração e a integração.

72306_489971084385076_1088054617_n

O especialista em eventos Dennis Shiao realizou uma análise com os pontos principais a ter em mente para alcançar a inovação empresarial através do Design Thinking.

  • Empatia: Nos processos do pensamento de desenho é fundamental se colocar no lugar do outro para compreender as ideias e pontenciá-las em conjunto. Shiao recomenda que o próprio organizador do evento atue como se fosse um assistente externo (deve fazer a fila da inscrição e assistir as palestras, por exemplo). Assim poderá entender realmente como a experiência é vivida e quais são os pontos a melhorar.
  • Profundização nas equipes: O trabalho interdisciplinário é essencial na estratégia de pensamento de desenho. Nos eventos se deve estimular a participação de especialistas em várias disciplinas, ainda que não estejem diretamente involucrados. A intenção desta abertura é promover novas ideias e fomentar um espaço de pensamento criativo.
  • Nenhuma ideia é uma ideia ruim: Para chegar a uma ideia excelente, é necessário ter muitas ideias prévias. Julgar uma ideia antes de tempo pode privar-nos de um ponto que poderia ter sido desenvolvido com êxito. Você deve incentivar a que todos os membros da equipe deem sua opinião e que construam ideias em conjunto para que nenhum pensamento seja descartado de forma prematura.
  • Importância dos protótipos: Realizar uma simulação real é uma parte chave do pensamento de desenho. Uma prova piloto em versão reduzida de uma reunião massiva permite realizar ajustes e definir o que funciona e o que não.

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta