Inovação empresarial com Design Thinking

28 de Março de 2013 Por SAP Blogs 0

A cultura de desenho se transformou em uma ferramenta estratégica no mundo dos negócios ao abrir novos caminhos à inovação empresarial. Design Thinking é uma forma de pensar com criatividade, através de métodos pouco convencionais no âmbito laboral.

 734018_489971074385077_948472831_n

As metodologias de pensamento de desenho estão voltadas à interação com o mundo real e a experimentação. Quando essa forma de pensar se aplica aos negócios, os membros da equipe adquirem o potencial de desenvolver visões inovadoras e audaciosas que podem conduzir a novas oportunidades de negócio.

Jeanne Liedtka é uma especialista em inovação da escola de negócio da Universidade da Virgínia que elaborou 4 perguntas chave para o Design Thinking:

 1) Qual é a oportunidade? O pensamento de desenho começa identificando uma área de oportunidade, não uma solução. Para fazê-la, o melhor é observar pessoas reais em seu ambiente natural.

2) Que aconteceria se…? A segunda etapa consiste em imaginar soluções. Com a lista das necessidades identificadas durante a observação, devemos pensar em diferentes ideias para satisfazê-las.

3) O que surpreende? Uma vez que tenhamos as soluções possíveis, devemos pensar em quais têm mais possibilidades de funcionar.

4) O que funciona? Por último, se criam protótipos para cada uma das opções e se apresentam aos clientes. Esses protótipos devem ser muito simples e nos permitirão escutar suas opiniões com um mínimo de investimento.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta