Não há dúvidas de que os dispositivos móveis representam o futuro da informática e de que geram mudanças profundas na forma na qual trabalhamos. Aquelas empresas com capacidade para se adaptar aos desafios da mobilidade serão as primeiras em aproveitar seus benefícios: para 2016, se espera que mais de 250 milhões de tablets estejam nas mãos de empregados.
Neste novo mundo portátil surge o conceito de MaaS, ou Mobility-as-a-Service. Trata-se de plataformas de software na nuvem que expandem as possibilidades de negócio com base em soluções SaaS (Software-as-a-Service), porém adaptadas aos sistemas operacionais móveis e aos dispositivos da atualidade. É um tipo de implementação que não requer grandes investimentos em infraestrutura, já que se retira esta responsabilidade do prestador de serviços.
A empresa obtém assim um pacote de gestão econômico que lhe permite se manter na vanguarda da mobilidade, sem importar o dispositivo que utilize. A característica principal de MaaS é que prevê flexibilidade dentro de um mercado que apenas começa, mas que promete um crescimento explosivo. Para isso, se incorpora um desenho escalável e diversas capas de segurança, que permitem eliminar as vulnerabilidades móveis da empresa.
A implementação na nuvem da SAP Afaria é um excelente exemplo deste tipo de produto, onde se permite administrar qualquer necessidade de uma organização em termos de mobilidade. Esta plataforma pode administrar aplicações, conteúdo e dispositivos portáteis (BYOD – Bring Your Own Device) com suporte para múltiplos sistemas operativos sem fissuras na sua segurança.