Soccer team in a huddle

Cresce o interesse pela Computação em Nuvem

10 de Abril de 2013 Por SAP Blogs 0

Uma recente pesquisa realizada pela Knowledge@Wharton e a equipe Performance Benchmarking da SAP resultou no interesse das empresas pela computação em nuvem está em seu nível máximo. Ainda assim, o relatório mostrou que existem dúvidas sobre alguns aspectos desta tecnologia integradas a questões de segurança e integração.

Computação em Nuvem

David Spencer, Vice-presidente da SAP, foi entrevistado com Don Huesman, diretor-chefe da Wharton Innovative Group, com o objetivo de esclarecer estas dúvidas e comentar os resultados da investigação.

O estudo constatou que 85% dos entrevistados acreditam que a Computação em Nuvem transformará as empresas e 65% considera que esta tecnologia ampliaria outras megas tendências. “Nos referimos ao setor móvel, às mídias sociais e os grandes conjuntos de dados”, salienta Spencer.

A investigação menciona que 67% dos entrevistados está preocupado pela segurança e a integração dos processos ao implementar esta tecnologia. E, por outro lado, 18% das empresas assegurou ter adotado a computação em nuvem em grande medida ou de forma íntegra, enquanto a metade dos entrevistados a adotaram muito pouco ou nada.

Sempre há uma certa resistência por parte dos departamentos de TI a respeito do conceito da nuvem por questões de segurança, confiança e consistência das soluções oferecidas”, sustenta Huesman. “A resistência atual me lembra a época em que foi lançado o computador pessoal. Durante muito tempo, as grandes empresas evitaram adotá-lo até que os CEOs começar a comprá-los”.

Spencer afirma que a maior parte dos clientes que representa, já adotaram algum tipo de solução na nuvem, ou pelo menos investigaram o assunto. Um fator a levar em consideração é que muitas das grandes empresas já fizeram investimentos consideráveis na infraestrutura de TI e, por isso migrar rapidamente a uma solução na nuvem pode não ser o melhor investimento para elas nesse momento. Uma opção é adotar uma solução híbrida.

Cerca de 70% dos entrevistados considera que a Computação em Nuvem produzirá grandes mudanças no rendimento das empresas nos próximos cinco anos. A respeito, Spencer afirmou que a nuvem permite às empresas acessar seus clientes de uma maneira mais rápida, dinâmica, flexível e menos cara e que além disso permite integrar o sistema à infraestrutura existente. O que levava anos para ser construído, hoje se faz em poucos meses.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta