O ABC das redes sociais para sua PME

24 de Abril de 2013 Por SAP Blogs 0

redes sociais para sua PME

Em uma PME, uma boa estratégia de gestão de redes sociais e comunidades online pode ser um fator chave na hora de alcançar os objetivos. O passo lógico para conquistá-la é contratar um Analista de Mídias Sociais, uma pessoa encarregada exclusivamente desta tarefa. Entretanto, muitas vezes as PMEs não contam com os recursos necessários, precisando deslocar uma pessoa da empresa para se dedicar à gestão da estratégia de mídias sociais.

Como uma PME pode facilitar a administração de suas redes sociais? Para começar, é possível contar com ferramentas que permitem centralizar múltiplas atividades: publicar e programar atualizações em todas as redes sociais que estão utilizando, seguir e organizar as atualizações dos contatos, encurtar URLs, mensurar e obter estatísticas, buscar conversas e interesses dos usuários, monitorar nossa marca e da concorrência e criar relatórios.

Algumas dicas:

– Conteúdo personalizado: Cada rede tem suas características próprias e está direcionada a um determinado público, portanto os conteúdos devem ser diferentes para cada uma delas.

– Cuidado com as publicações programadas: Embora possa ser produtivo usar ferramentas para manter ativas as redes da empresa, deve-se evitar a publicação massiva de tweets ou atualizações programadas. Além disso, se o contexto muda é preciso lembrar-se de cancelar as publicações que ficarão fora de contexto.

– A importância da interação: Responder as perguntas e considerar opiniões dos clientes é a chave para gerar relacionamentos e reconhecimento.

– Frequência de publicação: No caso do Twitter, é recomendável publicar entre 5 e 8 tweets diários, espalhados ao longo do dia. Para a página do Facebook podem ser feitas duas atualizações diárias. Uma boa estratégia é avaliar os horários em que as postagens são mais comentadas ou curtidas e buscar atualizar sua página na mesma hora em que há mais interação do seu público. O LinkedIn pode ser atualizado uma vez ao dia, e é interessante participar ativamente de fóruns sobre assuntos pertinentes ao seu negócio.

– Manual do usuário: É interessante redigir e atualizar periodicamente um manual sobre como se comportar nas redes sociais, para que seja consultado pelas pessoas encarregadas da gestão das contas.

Conheça soluções que podem facilitar o seu processo de monitoramento, aqui

Fonte

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta