Inovar nos negócios é fundamental para manter-se ativo em um mercado cada vez mais exigente. As formas como os clientes compram e consomem muda a cada dia, e inovar no funcionamento e desenvolvimento tecnológico de uma empresa é uma tarefa necessária para qualquer empreendedor. Nas PMEs isso é ainda mais importante, e é a inovação que oferece vantagem competitiva diante da concorrência.
Veja cinco dicas para considerar na hora de inovar:
1. Conheça seu negócio, seu mercado e seus clientes. Antes de qualquer ação inovadora é importante saber como ela vai impactar sua empresa. Cada negócio é diferente e é preciso levar as características específicas em consideração.
2. Mantenha os olhos abertos. Mantenha-se atualizado com as novidades tecnológicas aplicadas ao mundo empresarial. Também observe sua concorrência e a forma como eles encaram a inovação.
3. Escute seus clientes. Seu negócio depende deles. Ofereça possibilidades de contato e diálogo e mantenha-se aberto a opiniões construtivas sobre seu produto.
4. Capacite e motive seus empregados. Um plano de inovação deve ser transversal em todos os setores da empresa. Não adianta incorporar tecnologia se os empregados não estiverem interessados em melhorar o negócio. Além disso, capacite seus empregados para que saibam atuar diante de clientes atualizados.
5. Procure ser flexível. Um negócio muito rígido é um negócio com problemas para inovar. Construa uma estrutura flexível que possa se adequar ao crescimento e às demandas do mercado.