Esportes não são vistos só no campo

7 de Junho de 2013 Por SAP Blogs 0

O mundo dos negócios e o dos esportes não são tão diferentes quanto parecem. Muitas das ligas e clubes mais importantes do mundo estão estruturados de tal modo que as equipes são empresas. O desafio nesses casos é em dobro: por um lado, é preciso alcançar o sucesso no campo de jogo e, por outro, é preciso ter sucesso no campo empresarial. Isso faz com que seja necessário pensar em uma abordagem similar para superar as dificuldades.

baseball

Assim, as ferramentas analíticas têm um papel de cada vez mais destaque nas instituições esportivas. Cresce o número de equipes que utilizam soluções de analíticas para interpretar em tempo real o comportamento e as características de seus jogadores, e tomar melhores decisões na hora de competir.

Um treinador que possa verificar a qualquer momento o desempenho nas atividades específicas de um de seus jogadores, ou a maneira como o rendimento de um jogador muda na presença de outro em particular, tem uma vantagem determinante no jogo. Além disso, as análises também podem ser usadas para encontrar novos jogadores que se encaixem na equipe e solucionem suas falhas: no filme O Homem que Mudou o Jogo, baseado no livro homônimo, há um claro exemplo disso, onde um treinador utiliza de seus conhecimentos de analíticas para elevar o desempenho de sua equipe de baseball.

Há pouco mais de dois meses Kaan Turnali, Diretor Global Sênior de Business Intelligence da SAP, começou a publicar na Forbes uma série de artigos onde estuda a relação entre o esporte, os negócios e as soluções analíticas. Leia algumas de suas notas (em inglês):

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta