Soccer team in a huddle

4 Coisas que sua empresa pode aprender com o Jazz

18 de Junho de 2013 Por SAP Blogs 0

Design Thinking

Se buscamos Jam Session no YouTube, a busca nos mostra quase um milhão de resultados: vídeos de encontros informais de improvisação musical de todo o mundo (recomendáveis, é certo) onde a criatividade flui e os resultados surpreendem. Em suas origens, as Jam Sessions se realizavam entre músicos de jazz e depois se popularizaram até o resto dos gêneros.

O que isso tem a ver com os negócios?

Sem a música, porém com a criatividade e a inspiração características desses encontros, SAP organizou na  University Alliance Workshop, uma Jam Session em que quatro alunos e três professores (desconhecidos uns dos outros) se reuniram para improvisar soluções para problemas de negócios decorrentes da lógica de Design Thinking.

Vários pontos dos encontros de jazz se aplicam à perfeição na reunião organizada pela SAP:

  • Participam músicos que geralmente não tocam juntos entre os que não há nem um líder nem programa específico.
  • Eles levantam questões e são desenvolvidas amplas improvisações sobre bases melódicas e harmônicas fornecidas pelos temas selecionados.
  • Geralmente se toca em grupo a melodia principal e a seguir cada músico presente improvisa sobre ela.
  • Todos os participantes podem improvisar com total liberdade, confrontar técnicas, estilos e ideias e se arriscar com inovações.

A Jam Session da SAP resultou um sucesso por unanimidade. E de acordo aos comentários dos participantes, esses são alguns dos principais pontos que destacaram do encontro:

  • Cada um tem que encontrar suas próprias respostas e não há que se deixar guiar sempre por outros.
  • O Design Thinking ajuda a pensar desde uma nova perspectiva.
  • Pensar em diferentes direções nos levará a novos resultados.

Este modelo de encontro é aplicável em qualquer tipo de empresa. Incorporar a metodologia de pensamento de desenho no mundo dos negócios permite resolver os problemas de forma criativa e desenvolver novos produtos. A inovação gera vantagens competitivas e o Design Thinking é a forma de alcançá-la. O que você está esperando para aplicá-la na sua empresa?

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta