O que o futebol aprendeu dos negócios

8 de Julho de 2013 Por SAP Blogs 0

O futebol se tornou um jogo de números. A tecnologia se instalou no mundo dos esportes e não há volta atrás. A vitória já não depende somente do potencial dos jogadores porque as análises e as estatísticas estão ganhando lugar no terreno futebolístico.

futbol negocios

O mundo dos negócios já não é o único que funciona em tempo real. As análises trabalham como motor da tomada de boas decisões e isto se aplica também a muitos clubes esportivos, que estão se animando a apostar nas ferramentas analíticas para prever o comportamento dos seus competidores e aumentar as possibilidades de ganhar uma partida.

Cada jogador tem pontos fortes e fracos, e uma tendência a certos movimentos e decisões dentro do campo. E os números sabem disso. Saber o quê aconteceu permite antecipar as jogadas para tomar melhores decisões quando é mais necessário: em campo.

Para um goleiro, por exemplo, é fundamental. No momento de agarrar um pênalti, a velocidade de reação não é suficiente. Até pouco tempo era só questão de sorte, mas hoje as estatísticas permitem concluir que um determinado jogador chuta um 90% das vezes para o mesmo lado do gol, então, o goleiro já não pensa duas vezes para qual lado se jogar.

Assim como em uma empresa, as análises em tempo real permitem fazer melhores negócios, para um técnico implica ganhar uma partida. O mundo dos negócios tem muito para ensinar. É tudo questão de números.

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta