Tempo real: 30% das empresas já implementaram

12 de Julho de 2013 Por SAP Blogs 0

O tempo real mudou a forma de fazer negócios e já não há volta atrás.

As mudanças constantes da economia e o rápido avanço das novas tecnologias impõem às empresas o desafio de adaptar seus processos operativos, as estratégias corporativas e os modelos de negócio a uma velocidade recorde.

negócios em tempo real

Para explorar este novo aspecto do mundo dos negócios, a Oxford Economics realizou uma enquete global com 525 executivos, que se concentrou em unidades de negócio grandes e pequenas, de quatro setores diferentes: produtos de consumo, alta tecnologia, petróleo e gás, e varejo. Os resultados são interessantes e prometedores:

1) Os executivos são conscientes de que é necessário levar seus negócios ao tempo real

  • 30% das empresas já obtén vantagens consideráveis da tecnologia em tempo real.
  • Quase 2/3 das companhias que ainda não o implementaram, têm previsto fazê-lo durante os próximos cinco anos.

2) Há alguns líderes —e alguns mais atrasados— sorpreendentes

  • A maior parte da indústria de petróleo e gás já implementou o tempo real como parte de seus processos de produção e suas estratégias de gestão de riscos financeiros e de negócio.
  • O setor de produtos de consumo e varejo estão muito abaixo em termos de implementação destas técnicas.

3) Os pioneiros na adoção destas técnicas tiveram resultados significativos

  • Aumentar a participação de mercado e ampliar as vantagens de serviço e qualidade são os principais objetivos de agir em tempo real.
  • O faturamento aumentou em mais de um 20% e os custos diminuiram em outra porcentagem similar. É esperado que a faturação futura creça em 28%.

4) Os entrevistados mencionam a falta de tecnologia como um dos principais obstáculos

  • Ainda é detectada a falta de experiência dos fornecedores com os sistemas e a falta de experiência a nível interno.
  • A transição às operações em tempo real pode resultar extremamente complexa, e exigirá planificação e estratégia detalhadas para garantir o sucesso.

5) As estratégias daqueles que consideram implementar sistemas em tempo real são diferentes das dos pioneiros em adotá-los

  • Os novos incursores farão particular ênfasis em riscos financeiros e de negócios, processos de produção e gestão da cadeia de abastecimento.
  • Quase todos os pioneiros têm previsto seguir investindo, mas mudarão a ênfase de vendas e marketing aos aspectos de design e inovação de produtos, sem deixar de priorizar a experiência do cliente.

No contexto atual de mercado, ganhar vantagem competitiva se tornou uma necessidade para se destacar da concorrência e, alcançar o sucesso, depende da velocidade de resposta. Hoje, a velocidade é mais que uma vantagem, é uma necessidade.

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta