Ao longo dos anos de inovação tecnológica, as empresas têm acumulado um enorme volume de informação de suas atividades. Dados sobre produção, marketing, vendas, recursos humanos, finanças e operações com clientes e fornecedores são apenas alguns exemplos.
Além disso, a convergência entre tecnologias mais modernas, como a computação em nuvem, os dispositivos móveis e as redes sociais, fez surgir uma nova classe de dados: publicações do Twitter, entradas de blogs, vídeos, etc. Conforme uma pesquisa recente, as companhias que conseguirem consolidar essa grande quantidade de informação têm a possibilidade de alcançar níveis de lucros e produtividade sem precedentes.
“Fazer negócios seguindo o caminho dos dados: o caminho ao sucesso na economia interconectada” é o título do estudo realizado por Zachary Tumin, diretor do programa de ciência, tecnologia e políticas da Harvard Kennedy School, no qual é explorado o poder do big data com o apoio da Ariba, uma empresa da SAP.
“Quando a conveniência e a velocidade da nuvem são combinadas com a conectividade e a inteligência das redes de negócios, é possível prever o futuro com precisão e recomendar o melhor curso de ação para capitalizar essas previsões”, afirmou Tim Minahan, vice-presidente sênior de Global Network Strategy da Ariba.
Para conhecer mais sobre big data e aprender como a sua empresa pode liberar todo o seu potencial, visite o site da Ariba e faça o download do artigo mencionado.