Descubra o segredo do sucesso para lidar com o marketing em tempo real

2 de Agosto de 2013 Por SAP Blogs 0

Em fevereiro deste ano, a marca de bolachas Oreo, da empresa Mondelēz International Inc., realizou uma das campanhas de marketing em tempo real com mais sucesso da história.

marketing em tempo real
Durante a transmissão do Super Bowl, as luzes foram desligadas no estádio de Nova Orleans por uma falha elétrica. Pouco mais de 10 minutos depois, Oreo publicou um tweet com uma gráfica, que dizia “Power out? No problem! You can still dunk in the dark”, em português: “Apagão? Sem problemas! Está escuro, mas você ainda pode mergulhar a sua Oreo no leite!”.

A imagem teve mais de 2 milhões de retweets e o fenômeno foi analisado por inúmeros especialistas. O segredo do sucesso desta campanha está na capacidade de antecipação e a velocidade de resolução: A Oreo estava alerta e tirou proveito da situação em tempo real.

É fundamental estar atento e entender o tom e as particularidades dos espaços conhecidos como socialmente ativos, e estudar o que acontece ao redor. A SAP compartilha algumas recomendações para otimizar as estratégias de marketing em tempo real:

  •  Mantenha seu time atualizado: mantenha-o bem capacitado, com a habilidade de se envolver nas conversas das comunidades que administram e de integrar suas tarefas com outros processos dentro da organização.
  • Identifique as comunidades que são relevantes para sua empresa: descubra quais são as áreas mais importantes onde se desenvolve a organização, inclusive pesquise espaços relacionados nos que ainda não tenha presença.
  • Acompanhe de perto os espaços: identifique as tendências do dia, temas populares de conversação e hábitos das comunidades. Também é importante descobrir os líderes de opinião nas diferentes redes sociais.
  • Comece a gerar conteúdo de qualidade: toda esta preparação prévia permitirá começar a produzir conteúdos atrativos para o consumidor.

O marketing em tempo real depende muito mais da atividade que as empresas realizam no seu dia-a- dia, do que dos resultados de um caso concreto. Se seu time está preparado, quando chegar uma grande oportunidade, sua empresa estará bem posicionada para aproveitá-la.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta