Cidades inteligentes podem revolucionar vidas

13 de Setembro de 2013 Por SAP Blogs 0

A variedade de problemas enfrentados nos centros urbanos, que vão do trânsito caótico ao deficiente serviço prestado ao cidadão nas áreas da saúde, educação e segurança, mobilizam o setor público e incentivam a criação das Smart Cities.

smart-city

Seguir o ritmo dessa demanda de forma eficiente e sustentável é uma tarefa complexa que necessita de soluções tecnológicas integradas e economicamente viáveis.

Segundo Boyd Cohen, um especialista no assunto sustentabilidade & tecnologia, o conceito de Smart City é o fruto de uma abordagem integrada que visa melhorar a eficiência das suas operações, a qualidade de vida da população e o crescimento da economia local.

As principais áreas de abordagem quando tratamos de Cidades Inteligentes, são: pessoas, economia, meio ambiente, governo, estilo de vida e mobilidade.

Uma cidade inteligente, que consegue um meio eficiente de coleta de dados e disponibiliza ferramentas interativas, conecta os cidadãos de várias formas: promove a vida ao ar livre, incentiva o contato humano e dá suporte para o surgimento de novos métodos colaborativos.

Outra análise feita pela Forrest Research, afirma que “Líderes municipais procuram maneiras de transformar sustentavelmente os recursos da cidade, como transporte, saúde e segurança pública, e melhorar a cidade como um todo. Cada vez mais eles aumentam a participação da tecnologia para essas transformações.”

O objetivo das Smart Cities é o bem estar dos cidadãos. O governo tem um papel decisivo e deve criar políticas que estimulem as pessoas e empresas a seguirem esse caminho.

Para discutir as novas tendências tecnológicas para a gestão pública, chega o 41º Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública, o SECOP, que irá acontecer entre os dias 11 e 13 de setembro no Centro de Convenções em Vitória, Espirito Santo. E a SAP estará presente, falando sobre tecnologia e inovação na gestão pública, não deixe de participar.

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta