8 dicas para que o setor de RH seja mais eficiente.

25 de Setembro de 2013 Por SAP Blogs 0

O setor dos Recursos Humanos é cada dia mais importante em uma empresa, seja na parte operacional ou estratégica. Lidar com pessoas requer habilidade, capacidade e conhecimento.

recursos humanos

O mercado que segue em constante inovação exige cada vez mais do setor, que precisa estar por dentro de tudo que acontece dentro e fora da empresa. A constante renovação e a adaptação às mudanças pode ser lenta e cansativa.

Fornecer produtos, processos inovadores e novos modelos de negócio só é possível através das pessoas, que geram ideias e criam novos caminhos e possibilidades.

O trato das pessoas dentro de uma empresa é de suma importância, os funcionários precisam sentir-se à vontade para desenvolver ideias e transformá-las em projetos e estratégias para o crescimento da companhia. O setor de Recursos Humanos é o principal agente para que a relação funcionário/empresa seja a melhor possível.

Para melhorar a fluidez dos projetos, existem algumas atividades que podem ajudar o setor a ser mais eficiente.

  1. Desenvolver práticas criativas e inovadoras com os colaboradores.
  2. Auxiliar na manutenção da estrutura que permite que a inovação não seja só criada, mas comunicada, aceita, testada e implantada.
  3. A contratação de novos funcionários é uma grande oportunidade de gerar discussões sobre estratégias de inovação nas empresas.
  4. Ampliar espaços onde as pessoas possam produzir novas ideias lucrativas (Shared Spaces)
  5. Preparar os líderes e as equipes para trabalhar e pensar de forma diferente
  6. Planejar em conjunto com as áreas de negócios o desenvolvimento das competências necessárias para operacionalizar as inovações
  7. Reconhecer quem são as pessoas genuinamente inovadoras
  8. Capacitar os funcionários em: ferramentas, processos, tecnologias e incluir inovação como competência no processo de admissão.

O setor precisa seguir as inovações de mercado dentro e fora do negócio,  uma equipe de RH bem treinada e bem intencionada pode ser a alavanca para o sucesso de qualquer empresa.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta