5 dicas das quadras de basquete para os escritórios.

11 de Outubro de 2013 Por SAP Blogs 0

As semelhanças na direção de um time de basquete e na administração de uma empresa são maiores do que parecem.

basquet

Apesar da enorme diferença entre as duas áreas, um técnico de basquete e um gerente de empresas tem muito em comum quando o assunto é alcançar objetivos com suas equipes.

Algumas práticas utilizadas em ambos os lados são decisivas para o futuro dos seus projetos, a fórmula para o sucesso nos negócios e nas quadras é mais parecida do que você imagina.

  1. 1.       Uma boa equipe – Um time com bons jogadores, sob um bom comando, é indispensável para estar sempre entre os melhores. Da mesma forma, uma empresa com grandes funcionários, criativos e inovadores, gerenciados por alguém com uma visão ampla do mercado podem chegar ao topo dos negócios.
  2. 2.       Prática e posicionamento – Um time bem treinado está sempre entrosado e pronto para competir com qualquer rival. Em uma empresa não é diferente, profissionais capacitados e bem posicionados em suas funções dentro de uma empresa estão sempre prontos para qualquer desafio do mercado.
  3. 3.       Contratações pontuais– Quando as coisas não andam muito bem dentro de campo a solução pode ser uma nova contratação para mudar a cara do time, algumas dão certo, outras nem tanto. Para evitar problemas, é preciso analisar a fundo os canditatos para vestir a camisa de um time ou a ocupar um cargo em uma empresa.
  4. 4.       Motivação – Um time motivado sempre vai dar o sangue dentro de quadra, lutar até o último instante pela vitória e nunca irá baixar a cabeça para os desafios. Com uma equipe de trabalho não é diferente, motivação nunca é o bastante.
  5. 5.       Defina metas e cobre resultados – Uma equipe precisa de um objetivo para se focar, sem isso é impossível definir uma meta e organizar um projeto. Tanto em uma equipe de trabalho, como em um time de basquete é preciso ter disciplina para alcançar as metas estipuladas.

A analogia entre algumas atividades dos treinadores de basquete e os administradores de empresa podem ajudar a entender melhor a sua equipe e otimizar os processos de um negócio.

Existe alguma outra prática que você incluiria nas nossas dicas?

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta