O futuro do Marketing na visão de Jonathan Becher

15 de Outubro de 2013 Por SAP Blogs 0

Inovação e inspiração não são apenas palavras bonitas para usar em uma conferência – são imperativas”

jonathan-becher

Foi assim que Jonathan Becher, Chief Marketing Officer da SAP, abriu a sua apresentação no The CMO Club, evento que contou com a participação de mais de 100 CMOs das maiores marcas ao redor do mundo.

Durante sua apresentação, Jonhatan destacou as principais tendências que estão forçando as empresas a repensar o futuro e a fazer mudanças essenciais em seus negócios. Becher também encorajou os CMOs a aceitarem o cenário de mudanças que irá trazer um empoderamento sem precedentes para as pessoas dentro da empresa.

Para ele, existem três fatos ou tendências que, juntos, implicam mudanças para criar uma estratégia de transformação rápida e profunda:

  1. O surgimento de uma classe média emergente cria um extenso e novo segmento de clientes que representa uma nova oportunidade de crescimento para as empresas. Paralelo a isso, aumenta a pressão sobre os recursos naturais e os serviços sociais do negócio. Consequentemente, cada aspecto de sua estratégia de negócio (fabricação, fornecimento, fornecedores e funcionários) pode ser fortalecido e sobrecarregado. Isso implica que as empresas encontrem uma maneira mais eficiente de gerir e distribuir os recursos existentes em todos os setores do negócio.
  2. Mais de um bilhão de pessoas estão conectadas a redes sociais hoje. Em 2013, mais de 15 bilhões de dispositivos serão capazes de se conectar à internet, desde carros até máquinas de lavar roupa. Ambos fatores resultam no crescimento desenfreado do volume da dados – a criação de um fenômeno chamado Big Data. Com isso, foram criados mais dados nos últimos cinco anos do que em toda a história da humanidade. Explorar e desvendar os segredos dentro destes dados representa uma grande oportunidade para as empresas, que agora terão de encontrar uma maneira de gerenciar o Big Data e de como tirar proveito disso.
  3. O modo como as informações são criadas e consumidas também mudou. Atualmente, existem mais celulares no mundo do que pessoas. Levando em conta os dispositivos móveis, podemos dizer que estamos em uma era “always on” (sempre on-line). Agora, as empresas terão que operar em tempo real para otimizar o atendimento aos clientes.

O resultado coletivo destas tendências é o empoderamento de pessoas sem precedentes – como consumidores, como empregados, como cidadãos e como sociedade.

Repensar o futuro pode ser decisivo para o sucesso de uma empresa, mas é preciso estar preparado para grandes transformações no seu negócio.

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta