Como incorporar o Design Thinking ao seu negócio

24 de Outubro de 2013 Por SAP Blogs 0

O termo, que ainda é pouco conhecido no Brasil, é considerado por grandes CEOs ao redor do mundo como elemento transformador para o desenvolvimento de um negócio.

Design Thinking

O papel do Design Thinking em um negócio vai muito mais além da simples criação de métodos para posicionar e diferenciar a empresa no mercado. A metodologia propõe uma compreensão mais ampla, ágil e profunda sobre o comportamento dos consumidores.

Através da integração entre o que é desejado pelas pessoas e o que é tecnologicamente praticável e economicamente viável, os Design Thinkers foram capazes de criar produtos e marcas de extremo sucesso.

Para que a metodologia se encaixe perfeitamente em um processo de inovação é necessário que:

Desde o início envolva o design thinker no processo de inovação, antes que qualquer direção seja definida. O Design thinking vai ajudar a explorar mais ideias mais rapidamente do que poderiam sem a metodologia.

Adote uma abordagem centrada no ser humano. Junto com considerações de negócio e tecnologia, a inovação deve basear-se no comportamento humano, necessidades e preferências. O Design thinking centrado no comportamento humano – especialmente quando se inclui a pesquisa com base em observação direta – irá capturar insights inesperados que refletem com mais precisão o que querem os consumidores.

Experimente precocemente e crie uma expectativa de experimentação e prototipagem rápida, incentive as equipes a criar um protótipo na primeira semana de um projeto. Avalie os progressos, com um tempo métrico, como média para o primeiro protótipo ou o número de consumidores expostos aos protótipos durante a vida de um programa.

Misture pequenos e grandes projetos e gerencie um portfólio de inovação que se estende desde a ideias incrementais de curto prazo às ideias revolucionárias a longo prazo. Espere unidades de negócios para impulsionar e financiar a inovação incremental, mas esteja disposto a iniciar uma inovação revolucionária a partir do topo.

Projete ciclos, em algumas empresas, pessoas são dispensadas a cada 12 a 18 meses. Mas os projetos de design podem demorar mais do que isso do primeiro dia até chegar à implementação. Planeje atribuições de modo a permitir que os design thinkers possam ir da inspiração para a idealização até a execução.

Os processos de inovação nunca mais serão os mesmos com as ideias do Design Thinking. Transforme as suas ideias.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta