Soccer team in a huddle

Por que inovação deve ser prioridade em uma PME?

28 de Outubro de 2013 Por SAP Blogs 0

Em uma economia global impulsionada por consumidores cada dia mais bem informados, e com as demandas em constante mudança, as PMEs precisam trabalhar duro para satisfazer os seus clientes, principalmente pela crescente pressão da concorrência local e internacional.

cloud computing

Atender as exigências e vontades de cada cliente é uma tarefa complicada e as empresas seguem em uma busca incessável por um método para fidelizar os consumidores. Mas será a inovação a peça chave no processo de fidelização de clientes?

O estudo da Oxford Economics, SMEs: Equipped to Compete, realizado com 2100 PMEs do mundo inteiro, aponta que sim. A pesquisa mostra que mais de 50% das PMEs participantes mencionam um projeto de inovação como estratégia de crescimento, e outros 34% afirmam que a criação de uma cultura de inovação é prioridade no negócio.

Aspirações não faltam, mas qual seria o primeiro passo para tal processo?

Tecnologia parece ser a resposta. 59% dos entrevistados citam a tecnologia como um grande diferencial nas suas empresas, enquanto 57% colocam a tecnologia como prioridade nos esforços da empresa.

Um exemplo disso é a Kogan Technologies, empresa australiana varejista e fabricante de produtos tecnológicos. “Tecnologia é uma das nossas principais competências” disse o diretor executivo da empresa, David Schafer.

O pensamento inovador de Schafer rende cerca de US$185 milhões em receitas anualmente. A “experiência solitária” como denomina o diretor, é otimizada com um recurso onde o consumidor pode acompanhar onde o produto escolhido está sendo comprado ao redor do mundo naquele momento.

Os varejistas em particular vêem a mobilidade como principal tecnologia para os negócios, acima de analíticas, social media, softwares de gestão de negócio e cloud computing.

A maioria das PMEs já enxerga o valor da tecnologia móvel: 60% das entrevistadas pelo estudo da Equipped to Compete afirmam que a ferramenta está transformando seus negócios. Para 25% a mobilidade é um dos elementos chave para melhorar o serviço ao cliente, e outros 23% citam a tecnologia como uma importante ferramenta para o desenvolvimento do serviço ou produto.

Os números mostram que inovar é necessário para o crescimento de uma empresa. Existem inúmeras tecnologias disponíveis no mercado para otimizar os processos da sua empresa, escolha as que se adaptem melhor às suas necessidades para conseguir vantagens competitivas em um mercado cada dia mais concorrido.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta