Soccer team in a huddle

Virada de Mestre EP 05: Comunicação

27 de Novembro de 2013 Por SAP Blogs 0

O quinto episódio do primeiro reality show do franchising brasileiro tem como tema a comunicação.

A NewAgent, empresa que desenvolve soluções integradas de comunicação empresarial, visitou o Centro Britânico para saber como a franqueadora se comunica com sua rede e os seus colaboradores.

Julio Vidotti, CEO da NewAgent, observa: “a maioria das organizações tem bem tratado as informações de produtos e de clientes, mas o resto de informações está disperso”.

Se as informações estão dispersas pelas áreas de uma empresa ou concentradas em determinadas pessoas, com certeza o trabalho não fluirá como deveria. Então, para uma rede de franquias funcionar perfeitamente, a comunicação deve estar pensada estrategicamente.

Vidotti já sabe como melhorar a busca de informações: “nós começariamos reunindo todas as áreas, desde a direção da empresa até os profissionais operacionais do dia a dia, de forma de reunir essas informações em uma mesma base de conhecimentos, como se fosse um cérebro para a empresa”.

O maior problema do Centro Britânico é a comunicação interna, já que a empresa possui uma extranet, mas não tem uma intranet, e depende de e-mails e de consultas de uns aos outros, gastando  um tempo enorme na busca de informações.

Frente a esse quadro, o desafio de NewAgent é mudar os costumes da empresa, criar um novo hábito: abandonar os e-mails e a comunicação não estruturada, convidando o pessoal a postar as informações na mesma base de conhecimento.

Bruno Gagliardi , diretor executivo do Centro Britânico, procura melhorar a comunicação corporativa centralizando-a e melhorando o acesso a todos. Segundo Gagliardi, antes da intervenção de NewAgent as empresas gastavam muito tempo em e-mail e ligações, impactando diretamente a produtividade. O método do Enterprise Brain (Cérebro da empresa) começou integrando todas as pessoas à rede. Segundo Vidotti, a virada já começou: a largada foi dada em alta velocidade.

Assista aos próximos episódios do Virada de Mestre e conheça os segredos das 12 consultorias para ajudar ao Centro Britânico a ser uma franquia de excelência. Com certeza algumas destas dicas podem ser aplicadas ao seu negócio.

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta