BYOD: o sistema que alerta as PMEs

12 de Dezembro de 2013 Por SAP Blogs 0

Você lembra quando os dados eram armazenados nos arquivos do escritório? Ou quando ficavam estáticos nos computadores da empresa?

Os tempos mudaram e hoje a nova tendência é o Bring Your Own Device (BYOD): os executivos e funcionários trabalham e salvam os dados da empresa também em seus próprios dispositivos móveis. Desta maneira, grande parte da informação relevante fica armazenada em um smartphone, tablet ou laptop. Mas como os responsáveis de TI podem ter a certeza de que a informação permaneçará segura?

As grandes corporações geralmente contam com um departamento dedicado exclusivamente à segurança, mas no caso de pequenas e médias empresas (PMEs), os departamentos de TI perdem parte do controle. E isso pode trazer sérios problemas na disseminação desta informação, se não estiver acompanhada do sistema BYOD com medidas que garantem a segurança.

Apresentamos alguns pontos que você deve considerar para enfrentar os desafios desta tendência:

  • Zona cinza: a informação deve estar segura, mas ao ser salva nos dispositivos móveis, é possível que seja vista, revisada e modificada quando os executivos realizam suas atividades cotidianas ou ao mesmo tempo em que leem as notificações do Facebook. Isso cria uma zona cinza. É importante proteger os dados das empresas com ferramentas de segurança, como um antivírus ou aplicativos móveis.

 

  • documentos perdidos: se um executivo se desfaz de seus dispositivos ou sai da empresa, a informação fica disseminada em diversos lugares e todos podem acessá-la. Por isso, a equipe de TI deve fazer back ups dos documentos importantes de cada área e verificar que a informação esteja limitada aos funcionários atuais.

  • políticas flexíveis: quando as regras de compliance estão estabelecidas, é preciso segui-las. Mas o uso de dispositivos próprios torna os dados mais vulneráveis. Por isso, comodidade e responsabilidade devem andar juntas para evitar riscos de segurança digital, especialmente quando não existe um departamento dedicado a isso.

O BYOD está em plena expansão e tem sido implementado em diferentes contextos. Adquirir um sistema de segurança possibilita tomar uma decisão mais rápida e drástica na hora de proteger a informação. Os responsáveis de TI devem estar atentos e a implementação desta tendência deve estar acompanhada de uma política de segurança.

Tags: , ,

Deixe uma resposta