>

Business Intelligence: o valor do conhecimento

Como consumidores, sabemos a importância de ter toda a nossa informação sistematizada, acessível e atualizada em tempo real. É disso que se trata o Business Intelligence (BI), uma disciplina que está conformada por ferramentas e estratégias para controlar os conhecimentos de uma empresa. O BI é interativo, corre em tempo real e está na nuvem.

Facade of skyscrapers, low angle view

As empresas também são conscientes disso e, por esta razão, não o utilizam somente para sistematizar melhor a informação, mas também para oferecer dados aos clientes. Desta maneira, eles podem ter mais visibilidade sobre o que a empresa oferece e a maneira mais fácil e rápida de comprar o produto ou serviço.

Assim, na próxima vez que um turista decidir viajar, já saberá quantas milhas faltam para comprar as passagens. E quando acessar os movimentos de sua conta para saber por que sobra pouco dinheiro para a compra, ele poderá procurar as movimentações dos últimos quinze dias. Se precisar de informação municipal, deverá recorrer aos dados governamentais sintéticos e práticos, como o nome de uma rua ou os hospitais mais próximos e como o governo organizou os mesmos.

Em tudo isso está o BI, que é usado cada vez mais. Com estas ferramentas podemos ter certeza dos nossos passos porque temos informação precisa e bem administrada. Os consumidores também obtêm mais dados com cada vez mais precisão.

As pequenas empresas podem obter benefícios comparativamente maiores que a concorrência quando se preocupam em oferecer ao cliente a informação que ele precisa no momento certo. O uso correto do BI pode acelerar o processo de compra do cliente, que conta com mais informação, e prevenir erros, aumentando assim a satisfação e fidelidade do mesmo.

Na próxima vez que for planificar a sua estratégia de negócio, lembre-se: a sua empresa pode somar valor somando conhecimento.