SAP se antecipa e apresenta versão prévia de solução que adequa sistema de gestão de empresas ao eSocial

10 de Fevereiro de 2014 Por SAP Notícias Brasil 0

Close Up of Businessman's Hand Holding a PenMódulo SAP eSocial contempla as exigências já divulgadas pelo Governo Federal. Empresa está lançando um solução completa no mercado para ajudar as empresas a entregarem o eSocial dentro do prazo a ser estipulado

São Paulo – A partir deste ano, todas as empresas brasileiras terão de se adaptar ao eSocial. Também chamado de folha de pagamento digital, o eSocial mudará a maneira das empresas do Brasil a gerenciarem suas obrigações fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas. E isso afeta diretamente os sistemas de gestão empresarial, que geralmente são a base de informações que as companhias utilizam para fornecer dados ao Governo Federal.

Antecipando-se ao mercado, a SAP anuncia que está promovendo adequações no seu sistema de gestão (ERP – Enterprise Resource Plannning) e em aplicações voltadas para as áreas de Recursos Humanos das organizações, que resultarão em uma nova solução, totalmente adequada às exigências do eSocial, assim que o Governo Federal divulgar algumas regras de negócios que estão sendo finalizadas pelo chamado Ambiente eSocial, que contempla Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e Caixa Econômica Federal. O eSocial faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

O SAP eSocial vai permitir que as empresas transmitam suas informações em tempo real por meio de arquivos gerados pelos sistemas de ERP e de Recursos Humanos, não só da SAP, mas de todos os outros fornecedores. Todo o processo será integrado com a plataforma do eSocial, projeto do Governo Federal, que unificará o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

“Nossos clientes terão à disposição um sistema confiável, desenvolvido no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no Brasil, o SAP Labs. A solução utiliza a plataforma HANA, que facilitará o cumprimento das obrigações legais, além de garantir a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais em tempo real”, destaca Alberto Oppenheimer, diretor de soluções e pré-vendas da SAP para a região Sul da América do Sul. A tecnologia SAP HANA permite o processamento de dados em tempo real.

A vantagem da nova solução para os clientes é contar com uma plataforma única para cumprir com as regulamentações nas áreas fiscais, tributarias e previdenciárias, garantindo a integridade das informações históricas, afinal o software é automatizado e monitora as informações de forma transparente para enviar ao Governo Federal. Além disso, todos os órgãos governamentais que precisam da informação terão acesso a este repositório de dados.

“Com a adoção de novos requerimentos fiscais e tributários, que ocorrerá gradativamente até janeiro de 2015, e que valerá para empresas de todos os portes e segmentos, as companhias poderão atualizar informações em apenas um sistema, utilizando a solução de SAP”, comenta Oppenheimer. Atualmente, o empregador tem de prestar informações repetidas vezes, em diferentes formulários e em programas distintos para cada um dos órgãos competentes.

O módulo desenvolvido pela SAP possibilita a padronização e a integração de cadastros que valerão para pessoas físicas e jurídicas junto aos órgãos participantes, a redução de riscos de infração à legislação e o aumento da produtividade e desburocratização, uma vez que contribuirá para a redução do tempo para o preenchimento e o envio dos dados dos trabalhadores pelo departamento de RH. Outra vantagem é que a empresa descentralizará a gestão e a tomada de decisão, devido ao acesso imediato a várias informações de forma centralizada e em tempo real.

O SAP e-Social não vai interferir só na folha de pagamentos, trata-se da junção de um sem número de obrigações fiscais em um único repositório de dados para que todos os órgãos do Governo tenham a mesma informação. “Por este motivo, o eSocial está sendo desenvolvido na plataforma da SAP chamada TDF (Tax Declaration Framework), que permite o desenvolvimento de todos os requerimentos futuros para a troca de informação com o Governo de forma rápida e simplificada”, conclui Oppenheimer.

Sobre a SAP

Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 253.500 clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.

 

Informações para a Imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP Brasil

Alex Cabral, acabral@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0437

Jésika Bassanezi, jbassanezi@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0423

Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353

 

SAP Brasil

Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138

Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

Baixar PDF

Tags: , ,

Deixe uma resposta