Soccer team in a huddle

SAP Forum Brasil: Antecipe o futuro dos negócios

11 de Fevereiro de 2014 Por SAP Blogs 0

“Inovação não é só uma boa ideia, mas a capacidade de transformá-la em uma vantagem competitiva”. Foi assim que Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil, abriu a 18ª edição do SAP Forum, em São Paulo, que começou hoje e encerrará nesta quinta-feira, 13 de fevereiro.

SAP FORUM BRASIL

Palmaka convidou todos a participarem de uma verdadeira maratona tecnológica, no decorrer de 3 dias intensos de evento, com mais de 700 sessões, afirmando o compromisso da SAP com a inovação para o avanço do cliente.

Em seguida, Eduargo Giannetti deu início a uma das palestras mais esperadas do SAP Forum Brasil, na qual o economista propôs identificar e compartilhar com os participantes quais são as mega tendências de mudanças nos próximos anos.

Para Gianetti, os quatro grandes tópicos do futuro do ambiente de negócios são:

Demografia

O Brasil atravessa a segunda fase do fenômeno de bônus ou dividendo demográfico, no qual dois vetores de mudança se combinam de maneira muito peculiar na sua composição: crescimento da população economicamente ativa e queda da taxa de fecundidade. A maior mudança, com implicações e ramificaçãoes ainda incalculáveis, é o aumento da longevidade.

O desafio é alcançar a prosperidade em bases duradouras, aumentando a produtividade do trabalho no Brasil. Para isso, são necessários recursos para produzir com eficiência e criatividade.

Sustentabilidade

Especificamente na dimensão ambiental da mudança climática, a sustentabilidade terá grande impacto no mundo corporativo. O aumento de temperatura global, por exemplo, promoverá deslocamentos de atividades econômicas e irá gerar pressões políticas para alterações no modo de produção. Mas o mercado regido pelo sistema de preços não oferece os incentivos corretos para que as decisões sejam mais sustentáveis.

Padrões de consumo

As mudanças nos aspectos etário e social definem a tendência de predomínio dos serviços nos padrões de gastos e orçamento. A tendência é que a nova classe média brasileira irá investir mais em educação, saúde e entretenimento. Este é o vetor central de mudanças quanto à antecipação do futuro para os negócios.

Gestão e inovação

“Criação de valor socialmente reconhecido”. O mundo se tornou muito rápido, e para que uma empresa se legitime na economia de mercado, são dois os caminhos fundamentais para que o consumidor decida eleger com seu voto monetário:

1°) fazer melhor o que os outros fazem – oferecendo melhor relação de preço e qualidade;

 2°) fazer o que ninguém mais está fazendo – antecipando-se a uma demanda genuína.

As empresas, em geral, são uma combinação dessas duas estratégias. A permanente reinvenção é o nome do jogo no futuro dos negócios.

A abertura do SAP Forum de 2014 contou, ainda, com Rodolpho Cardenuto, presidente da SAP Americas, que enfatizou a revolução que estamos vivendo na área de negócios e tecnologia, e com Marcelo Epstejn, presidente da UOL, discutindo a inovação como fator de sucesso.

Siga o SAP Forum Brasil no Twitter, @SAPBrasil usando os hashtags #SAPForum e #Brasil e acompanhe o conteúdo do restante do evento.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta