SAP apresenta tecnologia que revolucionará o futebol

12 de Fevereiro de 2014 Por SAP Notícias Brasil 2

Footballers in lineDurante o SAP Forum, maior evento de tecnologia e negócios da América Latina, a empresa irá demonstrar pela primeira vez no Brasil as tecnologias de ponta que devem inovar o futebol

 

São Paulo – Pela primeira vez no Brasil, a SAP fará demonstrações sobre como a tecnologia pode melhorar a gestão administrativa dos times, de suas arenas e da interação com os torcedores. Em um ano especial para o brasileiro, de Copa do Mundo, a empresa preparou para esta edição do SAP Forum, maior evento de tecnologia e negócios da América Latina, um espaço especial onde os visitantes poderão ver de perto como funciona a inovação de análise de dados em tempo real no futebol. O SAP Forum ocorre em São Paulo, entre 11 e 13 de fevereiro e deve reunir mais de 9.000 pessoas.

No espaço destinado aos fãs de futebol, os visitantes poderão ver como a tecnologia vai mudar o esporte e como ela ajudará os times a melhorar o acompanhamento e a performance de jogadores, a gestão das arenas, incluindo a experiência dos fãs nos espaços, e a interação das instituições com seus torcedores. Para demonstrar toda essa tecnologia serão apresentados vídeos reais e simulações com jogadores da seleção alemã, que é patrocinada pela SAP.

As tecnologias já existem e até são utilizadas na Europa. Por exemplo, o time alemão TSG 1899 Hoffenheim, que disputa a Bundesliga – liga de elite do futebol alemão – possui todo um aparato tecnológico para os membros da comissão técnica poderem analisar dados dos desempenhos dos jogadores nos treinamentos em tempo real. “Além de ter as informações instantaneamente, a tecnologia da SAP permite que o técnico veja toda a movimentação do treino em um tablet como se fosse um vídeo game. Ele pode, por exemplo, corrigir erros de posicionamento como dois jogadores de um mesmo setor que jogam muito longe um do outro. É incrível.”, comenta Gustavo Amorim, vice-presidente de marketing da SAP para a região Sul da América do Sul. O vídeo que demonstra toda a tecnologia usada pelo time alemão pode ser visto no link http://www.youtube.com/watch?v=Mlz7jlP0Oyw

A SAP fornece uma gama de inovadoras soluções tecnológicas que garantem avançados sistemas de análise para as equipes com o objetivo de aprimorar os seus desempenhos nos treinos e nas competições. As soluções de análise inteligente de dados da SAP oferecem visões realísticas do que está acontecendo nos treinos por meio do uso de visualizações em 3D e em tempo real. Dados gerados após os treinos também fornecem às equipes ferramentas para análise de desempenho e otimização da estratégia, ajudando-as a tomar as melhores decisões para jogarem melhor.

Para análises de desempenho de jogadores, a tecnologia SAP ajuda os treinadores com informações captadas nos treinamentos e disponibilizadas em um computador ou dispositivo móvel, como tablets, onde o técnico pode analisar a performance da cada atleta sob seu comando em diversas categorias, como velocidade, posição que mais ocupa no campo, porcentagem de acerto de assistências, capacidade para dribles curtos, entre outras. Tudo isso para tomar as melhores decisões de escalação do time ideal ou até mesmo para direcionar treinamentos específicos para jogadores com defasagem em algum aspecto técnico. E como isso é possível? Antenas aéreas são instaladas no campo de treino para captar e transmitir em tempo real os dados de cada movimentação dos atletas, que usam sensores nas meias. As informações também são detectadas de sensores instalados no gramado.

Outra inovação é a tecnologia que a SAP criou para ajudar os times a aprimorarem a interação com seus torcedores. Segundo Amorim, o objetivo neste caso é criar uma experiência diferenciada, desde a compra do ingresso até o dia do jogo. “O aplicativo oferece a possibilidade do comprador procurar por amigos em todo o estádio, ou seja, ele consegue ver o rosto dos seus contatos das redes sociais nos lugares específicos onde adquiriram o ingresso,” explica Amorim. Outra vantagem é o fato de permitir a compra antecipada de serviços, como alimentação, evitando, assim, que a pessoa enfrente eventuais filas.

Dentro dessa categoria de experiência do torcedor, a SAP também apresenta no evento um aplicativo móvel que oferece serviços ao torcedor, como informação de previsão do tempo antes, durante e depois do jogo, dados estatísticos da partida, mostrados no app em tempo real e até o local onde será a comemoração da torcida, no caso de vitória.

O Player Portal é outra aplicação inovadora e é onde todas as informações dos jogadores ficam armazenadas. Por meio de um conjunto de aplicativos da SAP, membros da comissão técnica dos times podem acessar dados estatísticos, como quem está machucado, onde é a lesão, ver o histórico de contusões de atletas, acessar planos de treinamentos, entre outras possibilidades. O TSG 1899 Hoffenheim utiliza a solução.

Por fim, o software da SAP para gestão eficiente de arenas também pode ser visto no SAP Forum. O Madison Square Gareden, complexo esportivo localizado em Nova York, nos Estados Unidos, é um dos clientes da empresa e é reconhecido como um dos melhores lugares do mundo para se assistir a jogos e espetáculos de entretenimento.

Segmento estratégico para a SAP

O setor de esportes e entretenimento é um dos mais estratégicos para a SAP. O portfólio de soluções incluem aplicativos para análise e gestão de grandes volumes de dados (Big Data) em tempo real, utilizando como motor a plataforma de computação em memória SAP HANA, e tecnologia móvel, que permite interação instantânea com os torcedores.

“O uso de aplicativos analíticos, combinados com a capacidade de atingir os torcedores e escutar a opinião deles por meio de dispositivos móveis e em tempo real trará muita vantagem para os times. Essas e outras dezenas de inovações faz com que a SAP acredite no potencial de suas soluções para agregar valor ao esporte e ao entretenimento”, conclui Amorim.

A SAP possui um amplo programa de patrocínio e apoio tecnológico no mundo esportivo. A empresa oferece tecnologia de análise de informações para as ligas WTA, de tênis profissional feminino, NFL, futebol americano, NBA, de basquete, entre outras. Arenas do mundo inteiro também utilizam as soluções da SAP, entre elas, Madison Square Garden e Yankees Stadium, do time de futebol americano NY Yankees. No futebol, além do oferecer tecnologia de análise de dados em tempo real para o time alemão TSG 1899 Hoffenheim, a companhia é parceira oficial da seleção da Alemanha e do Intenazionale, de Milão.

Em novembro de 2013, a SAP fechou seu primeiro contrato com um time de futebol no Brasil. O Palmeiras adquiriu tecnologia de gestão empresarial para modernizar toda a gestão do clube. O software da SAP que está sendo implementado, irá informatizar e integrar os diversos departamentos da instituição.

Sobre a SAP
Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 253.500 clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a Imprensa Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP Brasil

Alex Cabral, acabral@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0437

Jésika Bassanezi, jbassanezi@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0423

Raquel Arruda, rarruda@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354

Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353

SAP Brasil

Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138

Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

Baixar PDF

 

 

Tags: , ,

Deixe uma resposta