Lar doce lar conectado: oportunidade para PMEs

28 de Fevereiro de 2014 Por SAP Blogs 0

A Internet das coisas chegou às nossas casas. Os objetos cotidianos geram, armazenam,  e transmitem informação e se conectam entre si para tornar o lar um lugar inteligente.

empresa-12

O intercâmbio dos dados armazenados em diferentes dispositivos está começando a transformar nossos hábitos diários: as luzes se apagam quando não estão sendo usadas, porque o sistema de iluminação conta com a informação de quando saímos, e a cafeteira pode receber uma mensagem desde o despertador para que ligue e já faça o café para que esteja pronto a tempo.

Do mesmo modo, a garagem se conecta com o carro, o relógio ou os óculos podem guardar a mesma informação que o Smartphone, e dispositivos como uma balança doméstica atualizam os dados a seu médico para facilitar os cuidados da saúde.

Todos os objetos poderão estar integrados a seu tablet ou smartphone, permitindo que sejam acompanhados e controlados pelo usuário desde onde esteja.

Que benefícios esta nova realidade traz para as PMEs? Como a internet das coisas inclui dispositivos usados ​​para monitorar processos, as empresas podem vincular a sua cadeia de suprimentos ao sistema de CRM para descobrir os hábitos domésticos e necessidades dos consumidores, inclusive com antecipação.

Deste modo, as PMEs poderão apresentar as melhores ofertas para os clientes, no melhor tempo,  com um atendimendo personalizado, aumentando sua eficiência, economizando custos e reduzindo desperdícios.

Para fazer o melhor proveito de seus benefícios, as PMEs somente necessitam encontrar a melhor abordagem para sua linha e tamanho de negócio e buscar a solução mais adequada para a segurança dos dados.

As casas inteligentes e conectadas abrem novas oportunidades para o crescimento e a otimização dos negócios das PMEs. Considerando que a Internet das coisas promete ser o grande tema de 2014, o momento presente é o ideal para começar a inserí-la no planejamento de sua empresa.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta